Deputado quer royalties de todo o setor mineral aplicados na educação

O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Newton Lima (PT-SP), recebeu com satisfação o anúncio, feito pelo ministro Aloizio Mercadante, de que o governo vai defender a aplicação de 100% dos recursos dos royalties do pré-sal na educação durante 10 anos. No dia 18 de setembro, data em que a Câmara vai realizar uma comissão geral para debater o Plano Nacional de Educação (PNE), Lima vai defender que os  recursos provenientes dos royalties de todo o setor mineral sejam destinados ao ensino.

Na avaliação do deputado, “as riquezas do nosso solo, do nosso mar, enfim, a riqueza mineral, seja na forma de petróleo ou de outros minérios, devem ser investidas no futuro, e não no dia a dia dos gastos correntes”. Ele propõe também que seja feita uma reforma tributária para melhorar a situação de estados e municípios.

Com a destinação dos recursos dos royalties para a educação, Newton Lima disse acreditar que a administração pública “certamente conseguirá mais recursos do próprio orçamento, recursos ordinários, para aplicar em ciência, tecnologia e inovação, o que é fundamental para dar competitividade às nossas empresas e reverter o processo de desindustrialização em curso.”

Inviabilizar a aprovação dos 10%
Já a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) recebeu com mais cautela a notícia sobre a aplicação, no ensino, dos royalties do pré-sal. “O meu receio é o de que isso seja uma estratégia para poder ganhar tempo e, na verdade, inviabilizar os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, previstos na proposta para o PNE.”

O projeto de lei do PNE foi aprovado em comissão especial da Câmara e aguarda a votação de recurso, apresentado pelo líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que decidirá se a matéria deve seguir diretamente para o Senado ou se será votada pelo Plenário da Casa. O texto aprovado na comissão estabelece as metas para o setor nos próximos 10 anos, com investimento de 10% do PIB do País em educação no mesmo período. Para alcançar esse montante, o parecer do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) estipula a utilização de 50% dos recursos do pré-sal, incluídos os royalties.

Dorinha Seabra: nova proposta sobre royalties pode ser estratégia para dificultar a aprovação do PNE.A deputada Dorinha Seabra ressalta que os estados e, principalmente, os municípios estão com grande expectativa em relação à aprovação da destinação desses recursos do PIB para a educação. Para ela, se essa discussão tiver o objetivo de inviabilizar a aprovação do PNE, e isso de fato ocorrer, “os municípios vão ter que abrir mão dos recursos destinados a outras áreas.”

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou, na quarta-feira (22), que a única forma de cumprir o que determina o PNE é o direcionamento de 100% dos royalties do petróleo de áreas ainda não exploradas, incluindo os do pré-sal, e de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para investimentos em educação, propostas que tramitam no Congresso.

PNE e pré-sal
Caso o recurso sobre o PNE seja aprovado pelo Plenário, o texto final para a proposta poderá ser votado pelo Plenário da Câmara em 19 de setembro. Os líderes partidários chegaram a um acordo sobre a data durante reunião nesta semana.

O projeto que altera a divisão dos royalties e da participação especial da exploração de petróleo entre os estados também está pronto para ser votado no Plenário da Câmara. Já a proposta que destina às áreas de educação e de ciência e tecnologia metade dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

The Does And Don’ts Of Zombie Survival
watch game of thrones online free Secondary to the music itself

Cavalier King Charles Spaniel Training for a Misbehaving Dog
free games online How to Restore an Old Hand Saw

45 million over Easter weekend
free online games Making lava given earth is probably more difficult but possible

Karl Lagerfeld Designs for Macy
free online games If you’re wearing an embellished belt with chains

How Much Jojoba Coconut Oil Should I Add to My Deep Conditioner
jeux fr pimp out your company’s britax pushchair at cutting edge means attachements

Best place to buy cheap
miniclip It’s just another example of a national pastime ruined by racism

How to Create Your Own Nikes
kleider In these clothes you will never pass unnoticed

Shoes Designed for Comfort and Fashion
cool math games Natsuru’s school has separate sections for boys and girls