Desafios da educação

No último dia 3, o Brasil, assim como outros 64 países, recebeu os resultados do Pisa 2012, programa internacional para avaliação de estudantes. O relatório, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revela que fomos o país em que os estudantes mais avançaram no aprendizado de matemática, passando de 356 pontos em 2003 para 391 em 2012. Ressalte-se que, no mesmo período, a média dos países da OCDE caiu e alguns países, como Suécia, Finlândia e França, apresentaram queda acentuada.

O relatório do Pisa aponta ainda que o Brasil foi o segundo país que mais incluiu estudantes na faixa de 15 anos, ou seja, entraram nas escolas brasileiras mais de 425 mil adolescentes. O Brasil apresentou também uma significante redução na taxa de repetência escolar e na distorção idade/série que, no ensino médio, caiu de 51,1% para 31,1%.

Destacar tais resultados é um reconhecimento do esforço de professores e gestores educacionais e da eficiência das políticas públicas voltadas para a educação efetivadas nos últimos anos. Os resultados tornam-se mais relevantes quando se observa que, apesar do aumento do investimento público em educação nos últimos anos, o investimento brasileiro por estudante ainda é menos de um terço do realizado pelos países-membros da OCDE. Isso reflete uma situação estrutural em que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil é menos de um terço dos países da OCDE.

Por isso, a OCDE fez uma publicação especial na qual ressalta os recentes avanços do Brasil, especialmente em matemática, mas também em ciências e leitura. Ou seja, segundo a OCDE, o estudante brasileiro avançou significativamente em aprendizado, as escolas públicas incluíram mais jovens e reduziram a repetência e a distorção idade/série. Portanto, o relatório do Pisa reflete o mesmo sentido da declaração do ministro da Educação de que o “filme da educação brasileira” é muito bom.

Por parte do Ministério da Educação, as análises sempre foram e continuarão a ser realistas. Concentram-se nos grandes desafios que temos e que são apontados pelo Pisa. Ou seja, precisamos avançar na média, reduzir o número de estudantes com baixo rendimento, bem como aumentar os estudantes com alto rendimento.

Dentre as políticas públicas que estão transformando a educação brasileira, destaca-se a ampliação do número de escolas com educação em tempo integral de 1.380, em 2008, para 49.510, em 2013. Fortes investimentos são realizados na valorização e capacitação dos professores da rede pública de ensino. Mais de 240 mil estão em capacitação pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Outro avanço significativo foi a criação, em 2007, do Fundo de Desenvolvimento da Educação básica (Fundeb), no qual pelo menos 60% dos recursos são usados na remuneração de profissionais do magistério.

Destaca-se, ainda, o fortalecimento do Programa Nacional de Livro Didático, que investirá, em 2014, R$ 1,127 bilhão na aquisição de livros didáticos impressos, versões acessíveis e objetos digitais de apoio ao ensino. Além disso, houve o lançamento, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Pacto Nacional pelo Ensino Médio.

É inegável que o Brasil tem um atraso histórico na educação. No entanto, nos últimos anos, observa-se um aumento importante nas matrículas e uma melhoria de qualidade como apontado pelos resultados do Pisa. Em síntese, fizemos muito e ainda temos muito que fazer.

 

Luiz Claudio Costa – Presidente do Inep

 

 

Latest Fashion Trends and Gussi
free games online how to develop the wearables pipe in 3d apps

Buying and Selling Gold Jewelry
cheapest flights you can start your own fashion company by following these tips

ASOS Cheers Interim Figures as International Sales Surge
forever 21 Tips on Building an Illustration Portfolio

6620 II Collection Chronograph Stainless Steel White Dial Watch
onlinegames street fashion brands

Admission in PGDM course in top b schools in delhi
jeux as well as the editorial departments of fashion design firms

Retro Style is Still Hot
kleider some purest considering all of

How to Wear Eyeglasses in a Scene Fashion Style
ballkleider impulses brains out of 1980 with regard to 1989

Making Your Own Poncho By Crocheting Page 1 of 2
games which in turn would increase the fair market value