Dilma inaugura novo campus da Unifal

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou ontem (7) o Campus Avançado de Varginha, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). A nova unidade de ensino é resultado do programa da reestruturação e expansão das universidades (Reuni), lançado pelo Governo Federal em 2003 e que teve como principal objetivo ampliar o acesso à educação superior. Após concluídas todas as etapas do projeto, o campus terá  quatro prédios com salas de aula, laboratórios, biblioteca e auditório, numa área total de 8.078 m².

A solenidade contou com a participação do ministro da educação, Aloizio Mercadante, o ministro da agricultura, Antônio Andrade, o ministro  do desenvolvimento, indústria e comércio exterior, Fernando Pimentel, parlamentares, prefeitos mineiros e toda comunidade acadêmica. A presidenta Dilma Rouseff foi recebida cordialmente por todos os presentes, visitou as salas de aulas e os laboratórios, acompanhada por professores, funcionários e alunos da universidade.

Em seu discurso a presidenta destacou a importância da política de expansão e interiorização do ensino superior público. “Diversos segmentos sociais passaram a ter acesso à educação e as Universidades Federais não estão mais restritas aos grandes centros. Estes dois elementos, social e regional se cruzam para democratizar a educação, diminuir  a concentração urbana e distribuir renda”, disse Dilma Rouseff.

O reitor da Universidade Federal de Alfenas, Paulo Márcio de Faria, disse que a entrega do campus de Varginha faz parte da consolidação do processo de expansão das Universidades Federais, e seu perfil de oferecer cursos de bacharelado interdisciplinar o torna diferenciado na região mineira onde está sediado. “Assim como a própria presidenta falou, quando se investe na interiorização das universidades destaca-se a importância que a educação tem no crescimento do país, e é isso que estamos realizando aqui na Unifal”, destacou o reitor Paulo Márcio.

Informações do campus de Varginha

O campus da UNIFAL-MG em Varginha funciona desde 2009, mas somente no ano passado, a Instituição ganhou sede própria. A implantação desta nova estrutura ocorreu por meio do Programa do Governo Federal, que possibilitou a partir de 2006, a criação de novos cursos em universidades federais brasileiras.

Atualmente, são oferecidos na unidade os cursos de: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (ciclo comum) e os de Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, nos quais estão matriculados cerca de 1.000 alunos.

Além dos prédios A, B e C já concluídos, e o prédio D, em fase final, também está sendo construído no local um complexo esportivo em uma área de 5.880 m² com campo society, quadra poliesportiva descoberta e quadra coberta, não apenas para estimular a prática esportiva e contribuir para a qualidade de vida dos alunos, mas para oferecer uma opção de lazer no campus. Os recursos para as obras esportivas foram destinados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Odair Cunha.

Até 2014, o Campus Avançado de Varginha contará, também, com Restaurante Universitário, alojamento e um prédio administrativo para os serviços gerais. Os recursos para essas obras foram pactuados com o Ministério da Educação.

Veja fotos da cerimônia realizada nesta quarta-feira, 07/08/2013

Texto: Ascom Andifes com informações Ascom Unifal
Fotos: Ascom Unifal 

7 Tips on How to Get the Men’s Hairstyle You Want
watch game of thrones online free Nothing looks good anymore

Projects Made of Used Pallets
free games online or SSI FWS

The Right Skin Tone Colors For You
mermaid wedding dresses MJ boarded a plane in AMAZING SPIDER MAN Volume 2 13

The Greatest Invention In The World
cheap flights many designers used soft pastels in shades of soft blush pink

Uncertainty In The GST Continues
forever 21 Net sales increased 14

clothing fads paper dresses and dress in a can
jeux fr The Best Polo Shirt Fabric for Men in Summer Heat

Building online stores on cheap website templates
miniclip geoffrey zakarian’s associated with glasses

LULI FAMA 2015 RUNWAY SHOW REVIEW
kleider broadened to include all the people who were genuinely racist