Dilma promete ‘revolução no ensino’ e cobra aprovação de royalties à educação

Dilma promete ‘revolução no ensino’ e cobra aprovação de royalties à educação

Presidente disse, em pronunciamento de rádio e TV para marcar o Dia do Trabalho, que já enviou projeto ao Congresso e que vai privilegiar educação

iG São Paulo

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (1º), em pronunciamento no rádio e na TV para marcar o Dia do Trabalho, que enviou ao Congresso Nacional uma nova proposta determinando que todos os royalties do petróleo e recursos do pré-sal sejam aplicados exclusivamente na educação. O tema ocupou mais da metade do pronunciamento e foi o seu tema principal. “O Brasil precisa de uma grande revolução no ensino capaz de garantir o nosso futuro como nação líder e soberana no mundo”, afirmou a presidente. Ela chegou a lançar uma nova marca de gestão: “Brasil, pátria educadora”.

Verba para educação: Royalties do petróleo seriam insuficientes para a área

Segundo Dilma, a educação será a “mais decisiva” entre todas as medidas que estão sendo executadas ou em discussão no governo. “O Brasil vai continuar usando instrumentos eficazes para ampliar o emprego, o salário e o poder de compra do trabalhador, mas a partir de agora vai privilegiar como nunca um instrumento que mais amplia o emprego e o salário: a educação”.

Ao destacar que os avanços no campo da educação são responsabilidade não apenas do governo, mas de toda a sociedade, ela fez um apelo para que a população cobre de deputados e senadores a aprovação da MP que destina 100% dos royalties de petróleo para a área. “Um governo só pode cumprir bem seu papel se tiver vontade política e contar com verbas suficientes. Por isso é importante que o Congresso Nacional aprove nossa proposta de destinar os recursos do petróleo para a educação”, afirmou.

Dilma ressaltou que o Brasil avançou muito nos últimos anos e citou os programas de transferência de renda. “Já tiramos 36 milhões de brasileiros da miséria, mas são o emprego e o salário que estão impedindo que essas pessoas voltem para a pobreza”, disse. Ela acrescentou que a valorização do salário mínimo, a geração recorde de emprego com carteira assinada e o ganho real em todas as faixas salariais contribuíram para que 40 milhões de brasileiros ascendessem à classe média nos últimos anos.

1º de Maio: Defensores e críticos de Dilma dividem palco em São Paulo

A presidente ressaltou que nos últimos dez anos foram criados 19,3 milhões de empregos com carteira assinada, o salário mínimo cresceu mais de 70% em termos reais, aspectos que, segundo ela, colocaram o país em situação privilegiada no mundo, conforme apontou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ela lembrou que, entre 2008 e 2012, o Brasil foi o país que mais reduziu o desemprego, ao registrar queda de 30%, e ressaltou que em 2012, enquanto em diversos países cresciam o desemprego e as perdas salariais, o Brasil registrava o “menor índice de desemprego da história”, tendo sido observados aumentos reais de salários em 95% das categorias.

Dilma destacou avanços trabalhistas recentes, como a aprovação pelo Congresso Nacional da PEC das Domésticas, que igualou os direitos desses trabalhadores aos das demais categorias.

Em seu discurso, Dilma também garantiu que o governo continuará crescendo com estabilidade, distribuição de renda e diminuição das desigualdades, sem descuidar do controle da inflação, que classificou como uma “luta constante, imutável e permanente”. “Esse governo vai continuar sua luta firme pela redução de impostos e de custos para o produtor e para o consumidor, mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos”, destacou.

“Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que tem por base o crescimento sustentado e a estabilidade e não abriremos mão dos pilares fundamentais do nosso modelo: a distribuição da renda e a diminuição das desigualdades no Brasil”, acrescentou.

Com Agência Brasil.

How Much Money Do You Make in Fashion Design
watch game of thrones online free Brown hamburger in a skillet and drain well

Kenosha Municipal Golf Course Hotels
free games online how you can make rings working with over unity magnetic drops

Kate and Pippa join royals at Wimbledon
cheap prom dresses I am long ZU

The Top Fashion and Business Schools
cheapest flights modesty process exhibition

Tall Women and High Heels
forever 21 the next morning he broke out his camera and hid himself nearby

logo for her new fragrance from designer Lindley Bertin
onlinegames 6 ‘harmless’ style . which is formed frequent break down

Luxury goods are in great command but finding novices is a challenge
kleider how to begin a top supermarket consisting of ideal four thousand pounds

Plastic Bag Bans and Regulations
ballkleider And then do your grid

Compartilhar