Dilma: Sisu é fundamental para ampliar e democratizar acesso à educação superior

Dilma: Sisu é fundamental para ampliar e democratizar acesso à educação superior

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (14) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem sido fundamental para ampliar e democratizar o acesso de jovens à educação superior. No programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que a Lei de Cotas já vai valer para a seleção deste ano. A primeira chamada do Sisu pode ser consultada.

Segundo Dilma, neste primeiro semestre, o Sisu oferece mais de 129 mil vagas em 3.752 cursos de 101 universidades públicas e  institutos federais de educação. Com as cotas, 43 universidades e 40 institutos federais reservaram pelo menos 12,5% das vagas para estudantes de escolas públicas, alunos de baixa renda, negros e índios.

“A partir do primeiro semestre do curso, vamos pagar uma bolsa de R$ 400 para os alunos cotistas com renda familiar até um salário mínimo e meio por pessoa e jornada igual ou superior a cinco horas diárias. Essa bolsa vai ser renovada de acordo com o desempenho do aluno no curso. Se ele se dedicar e alcançar bons resultados, ele vai receber esse apoio do governo durante todo o curso.”

A presidenta destacou ainda que o Programa Universidade para Todos (ProUni) também contribui para o acesso de estudantes carentes ao ensino superior. Segundo ela, 1,1 milhão de jovens já receberam uma bolsa para estudar em uma universidade particular.

As inscrições para o benefício em 2013 começam na próxima quinta-feira (17). Todos os alunos que fizeram o ensino médio em escola pública e que tenham renda familiar até três salários mínimos por pessoa podem concorrer, desde que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Veja você que a nota do Enem vale para o Sisu, para o ProUni e para os vestibulares de muitas universidades públicas. Vale também para o Ciência sem Fronteiras”, disse. “Sabemos que a educação é o principal instrumento para reduzir as desigualdades e construir um país mais justo e mais desenvolvido. É por isso que nós vamos, cada vez mais, garantir que jovens tenham acesso à universidade.”

 

 

Paula Laboissière – Agência Brasil

ankle boots work with summer dresses
watch game of thrones online free Easy and quick closures

the 14th Amendment Big Business
free games online Or you could continually ask yourself if maybe

Your best outfit for under
games online how to draw human sketches in the event of clothing fashion redesigning

Braids from L’Oreal Professionnel at Spring 2015 New York Fashion Week
cheap prom dresses to terrify the superstitious

Must to Have Outfits in Any Woman
forever 21 you chose a walk in closet

How to Remove Hair Dye From Your Hair
miniclip wait for it

Embassy Suites Santa Ana Orange County Airport North
ballkleider it becomes the newest trend in the world of fashion

Polka Dot Luggage And Polka Dot Handbags
games from the pattern you choose for the wallpaper

Compartilhar