Diploma de curso de tecnologia vale para concurso e pós-graduação, diz MEC

O diploma de graduação dos tecnólogos é valido para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação. A informação é da área de regulação da educação profissional do MEC (Ministério da Educação), diante da dúvida, comum entre os graduandos, quanto à validade do documento.

 

Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e podem fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado, mestrado profissional e participar de concursos públicos.

 

Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.

 

Entre os cursos mais procurados estão os de gastronomia, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos. Todos com salários iniciais em torno de R$ 2 mil.

 

UOL Educação

Da Redação*

Em São Paulo

*Com informações do Ministério da Educação