Direito, Medicina e Poli querem cotas na USP, mas recusam plano do governo

As faculdades mais tradicionais da Universidade de São Paulo rejeitaram o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Público Paulista (Pimesp), proposto pelo Estado; unidades têm baixas proporções de alunos oriundos da rede pública

As faculdades de Medicina, Direito e a Escola Politécnica – as principais e mais tradicionais unidades da USP – rejeitaram o projeto de cotas proposto pelo governo estadual, batizado de Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Público Paulista (Pimesp). As unidades se posicionaram favoravelmente à adoção de uma política de cotas, que imponha metas a serem alcançadas, mas não como o Pimesp projeta.

Medicina, Direito e Engenharia estão entre as unidades com as menores proporções de alunos da rede pública na USP. Porta-voz do Pimesp, Carlos Vogt, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), admite que o programa precisa de mais reflexão e a adoção pode ser adiada. O governo queria as cotas em vigor já no próximo vestibular.

A ideia é que, em três anos, 50% das matrículas em cada curso sejam de alunos da escola pública, com reserva de vaga para pretos, pardos e indígenas. Mas a maior discordância da proposta é a criação de um college – curso semipresencial de dois anos pelo qual parte dos cotistas passaria.

Lançado em dezembro, o Pimesp foi feito pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp a pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A proposta seguiu para debate nas unidades, antes da definição nos Conselhos Universitários – cabem a eles a decisão final, mas, na USP, o posicionamento dessas unidades pode ser decisivo.

Na USP, as unidades têm até quinta-feira para se pronunciar. Ontem, a Congregação da Poli votou e rejeitou o Pimesp. “Mas precisamos dar uma resposta à sociedade e oferecer alguma alternativa”, diz o doutorando Caio Cesar Fattori, de 29 anos, representante dos alunos da pós-graduação na congregação.

Comissão criada na unidade para debater as cotas já havia produzido um documento que defendia uma política de cotas, mas não da forma proposta pelo governo. O documento não foi votado ontem e uma proposta alternativa ainda será debatida.

Além de rejeitar o Pimesp, a Faculdade de Medicina propõe que a USP crie um programa de avaliação continuada para encontrar os melhores alunos nas escolas. Até que isso não fique pronto, a ideia aprovada é ampliar a bonificação do Inclusp, programa de inclusão da USP para alunos de escola pública.

O college não foi poupado. “Como está, não dá qualificação e se assemelha a um nivelamento”, diz o presidente da comissão de pesquisa da unidade, Paulo Saldiva. Segundo ele, o respeito ao porcentual de cotistas deve ser mantido. “A USP precisa se comprometer com a inclusão.”

Para a Faculdade de Direito, o Pimesp não atende aos “objetivos de democratização do acesso à universidade”. A unidade pede mais estudos sobre inclusão. O documento foi enviado ontem à reitoria pelo diretor Antonio Magalhães Gomes Filho. “Não há dados que justifiquem uma preparação prévia para que os cotistas entrem na universidade.”

Adiamento. Para Vogt, a rejeição não enfraquece o programa, mas há o risco de as metas não começarem a valer em 2014. “Se a coisa andar nesse ritmo, é preciso refletir sobre a dinâmica de implementação do programa”, diz. Segundo Vogt, as questões levantadas podem ser incorporadas. Ele reconhece a necessidade de mais reflexão. “Precisamos buscar uma solução conjunta.”

 

 

CARLOS LORDELO e PAULO SALDAÑA – O Estado de S. Paulo

urban wear and skate wear tradeshow
cheapest flights The Katharine Hepburn’s influence as always still reigns

Perks of City Fashion with Megan Tatem
forever 21 These delightful shrubs bring memories of childhood wafting back

Why Thin Wallets Are Best for Men
free online games Once the 12 laterals were in place we welded in the vertical

Ross Stores Opens 30 New Locations
jeux fr how to make easy a handmade line wedding ring

Beach Shoes What are the Styles of Beach Sandals
miniclip Call it kinky subtext all you want

Direxion Russell 2000 Bullish 3X ETF NYSEARCA
kleider Park at Chinook pass with NW forest pass

Beat the heat of summer with protective hair care
ballkleider Generally you will find articles don belong

Be careful when buying a Walk
cool math games with his mother’s help