Diretor de Arquitetura e Urbanismo da UFF diz que MEC nunca visitou a escola

Diretor de Arquitetura e Urbanismo da UFF diz que MEC nunca visitou a escola

Faculdade recebeu nota 0 em infraestutura. Ministério informa que vestibular pode voltar ainda em 2013

RIO – O diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU) da UFF, Werther Holzer, disse, nesta quinta-feira (20), que o Ministério da Educação (MEC) nunca fez uma visita técnica à faculdade, que, em 2008 e 2011, foi reprovada no Conceito Preliminar de Cursos (CPC). A segunda nota 2 consecutiva, considerada insatisfatória pela avaliação, provocou a suspensão do vestibular da EAU pelo MEC. O ministério informou que o ingresso de novos alunos pode voltar ainda em 2013 se forem cumpridas as exigências da pasta.

Um dos critérios em que a escola recebeu a nota 0 foi o de infraestrutura. Holzer reconheceu os problemas, mas alegou que a reprovação foi provocada pelo boicote dos alunos ao Enade.

— Há uma avaliação de infraestrutra na prova do Enade, e ficamos com 0, porque os alunos deixaram a prova em branco. Fomos pêgos de surpresa, porque deveria vir uma comissão de avaliação do MEC, mas não tivemos nenhuma visita 2008 nem em 2011 para conferir se a infraestrutura correspondia a essa nota. Não sabem o que está acontecendo aqui. Temos problemas de infraestrutura que todas as universidades federais têm, mas tentamos resolver da melhor possível — alegou Holzer.

Entre as dificuldades estruturais, o diretor da EAU aponta que a biblioteca funciona de forma precária:

— Temos um projeto de uma biblioteca que ficou parado por muito tempo. Os laboratórios funcionam de forma precária. Só temos sete salas de projeto, e compartilhamos metade de uma sala de projeto com a engenharia.

Holzer contesta a suspensão do vestibular. Ele tem a esperança de o MEC voltar atrás da decisão e permitir que a escola possa preencher as 37 vagas para cada semestre de 2013. Como o curso exige um teste de habilidades específicas (THE), a classificação não se dá pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas com uma combinação da nota desta prova com a do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

— Vamos recorrer com a esperança de reverter esse quadro. Continuaremos preparando o THE, como se nada tivesse acontecido. É um desperdício não preencher esse número de vagas numa escola pública, gratuita e de qualidadade. O curso é formado por 90% de professores doutores, com um programa de pós-graduação de mestrado e doutorado recente e com nível 4 na Capes. Temos diversos convênios internacionais, recebemos alunos da França, Espanha e Portugal, além de termos vários estudantes premiados — complementa ele.

Em nota, o MEC informou que fará uma reunião com reitores e representantes das universidades reprovadas para verificar eventuais dificuldades que possam tê-las prejudicado. Segundo o ministério, a ideia é que elas possam voltar a oferecer o vestibular o mais rápido, possivelmente ainda em 2013, dentro do processo de medida de regulação dos cursos. “O que o MEC menos quer é fechar cursos, ainda mais de universidades públicas”, diz a nota.

Sobre a declaração do reitor da UFF, Roberto Salles, de que a culpa do boicote dos estudantes ao Enade era também dos diretores dos cursos reprovados, Holzer se eximiu da responsabilidade.

— A política da escola foi sempre de não intervir, nem para dizer que sim ou que não. Nossa postura é inscrever todos alunos no Enade, e a orientação é a de que todo mundo comparecesse a prova. Fazê-la ou não é uma questão de foro íntimo dos alunos.

Consultado sobre o tema, o Inep/MEC, que aplica o Enade, manifestou que a existência da Lei do Sinaes aponta para a avaliação da qualidade de todos os cursos públicos e privados. De acordo com a nota enviada pela assessoria do MEC, “os estudantes estão cientes que o boicote prejudica a sua instituição, o seu curso e o seu próprio diploma. A avaliação de qualidade é importante para todos os cursos e mais ainda para uma instituição mantida com recursos públicos”.

Diretório acadêmico emite nota defendendo boicote

O Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo (DACA) emitiu nota alegando que “o conceito mínimo atribuído a EAU no Enade é exclusivamente em decorrência do movimento de boicote promovido pelos seus estudantes”.

Leia a nota na íntegra abaixo:

“Não acreditamos em uma prova que não considere as especificidades regionais, que avalia o futuro arquiteto urbanista com uma série de perguntas de múltipla escolha sem ao menos conferir a qualidade de seu projeto.

Não concordamos com uma avaliação que mais serve como peça publicitária para determinadas universidades autodeclaradas como centros de excelência através de um “rankeamento” oferecido pelo MEC para fortalecer ainda mais a lógica da mercantilização do ensino superior, o qual deveria ser um direito de todos.

Boicotamos porque acreditamos que é necessária uma avaliação de verdade, em que todos os cursos devam ter sua qualidade física e pedagógica fiscalizada, e não condicionada a nota de uma prova que tem seus resultados como maquiagem sobre as demais carências das instituições.

Repudiamos o autoritarismo do MEC, através da medida de cancelamento do vestibular de arquitetura e urbanismo da UFF. O Ministério ciente ou não do boicote, jamais cumpriu com seu compromisso de avaliação presencial como determinado pelo SINAES, o que o faz desconhecer a realidade da EAU.

Enxergamos o boicote como meio de se estabelecer um canal de diálogo com a Reitoria da UFF e com o MEC e principalmente com a sociedade, na busca de uma educação de melhor qualidade e sobretudo pública.

Aproveitemos esta oportunidade para crescer e não punir àqueles que lutam por uma universidade melhor”.

O Globo

Any frugal alternatives for the slim track pants like the adidas tiro’s
watch game of thrones online free chandler az inn

Do you have a fur coat you never wear anymore
free games online so your feet will be extra comfy

What Should a Grown Woman Never Wear
online games True to Apple fashion

What Makes Good Sheer Lingerie Models
cheap prom dresses who is 4

Bathing Suits of the 60s
forever 21 ask yourself all about high heel sandals

The Best Idea For The Next 3 Years
miniclip Sessions take place during the school year and summer months

Awards Fans of Adult Media Entertainment
kleider How about war and peace then

What Should I Wear for My Body Type During the Summer
ballkleider every celebrity has a clothing line or fragrance

Compartilhar