Diretoria da Andifes se reúne com pró-reitores e CAPES

Uma série de reuniões foram realizadas no último dia 19, pela Diretoria Executiva da Andifes, em Brasília. Entre os encontros, os reitores estiveram com o presidente da CAPES, Carlos Afonso Nobre, e demais diretores do órgão, com representantes da Federação de Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES), com os pró-reitores do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd), do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) e membros do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF). A solenidade de posse do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry de Holanda, também esteve entre os compromissos.

Na sede da Andifes a Diretoria Executiva compareceu à reunião plenária do Cograd e da reunião da coordenação do Forgepe para fazer uma breve apresentação e reforçar a importância da participação dos presidentes de todos os colégios e fóruns ligados à Associação, na próxima reunião do Conselho Pleno, dia 26, quando serão apresentados os planos de trabalhos para os próximos meses. No caso do CONDETUF, a visita da Diretoria Executiva foi apenas para se ambientar quanto à pauta de atuação do conselho.

reunoies novas 061

No final da manhã a diretoria se reuniu com representantes do PROIFES para discutir a respeito da greve nas Universidades Federais. Maria Lucia afirmou que a Andifes tem atuado para que haja um processo de interlocução mais eficaz entre o MEC e os sindicatos das categorias, com o intuito de dar celeridade ao final da paralisação nas universidades. Na ocasião a presidente da Andifes, Maria Lucia Neder, recebeu do presidente do PROIFES, Eduardo Rolim, uma resposta do Ministério da Educação (MEC) ao pleito do PROIFES para se abrir um grupo de trabalho onde serão discutidas as demandas dos docentes federais, e cuja participação da Andifes neste grupo foi solicitada pelo MEC.

reunoies novas 100

A Diretoria Executiva da Andifes também pode prestigiar a posse do reitor da UFC, Henry de Holanda, que contou a participação do ministro da educação, Renato Janine e várias outras autoridades políticas. Logo em seguidas, a Diretoria Executiva, juntamente com a coordenadora do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (COPROPI), Simoni Plentz, foram para reunião com o presidente da CAPES, Carlos Nobre e equipe de diretores da Coordenação.
Neste encontro, Carlos Nobre falou sobre a restrição orçamentária da CAPES, como vem ocorrendo em todos os setores da administração pública, mas destacou que a Coordenação decidiu preservar 100% das bolsas, assim como os recursos totais para manutenção do Portal de Periódicos. Sobre o PROAP, o presidente da CAPES reconheceu a importância do programa e afirmou que houve um problema de comunicação com as universidades. Ele disse ainda que foi repassado, na média, mais do que 25% da previsão orçamentária para as Universidades Federais. A Diretoria Executiva renovou o pedido para se ampliar, o máximo possível, os limites de empenho do PROAP, assegurando os repasses de financeiro.

reunoies novas 078

Também foi apresentada pela Andifes uma proposta para criar uma política específica destinadas a programas de pós-graduação na região Norte e aos campi do interior. Dentro desta linha de novos encaminhamentos, o presidente da CAPES também se propôs a discutir as prioridades do orçamento de 2016 e a fazer uma avaliação dos programas como UAB, PIBID, PAFOR e Ciência Sem Fronteiras. Foi reiterado o convite para que o presidente da Coordenação participe de uma reunião do Conselho Pleno da Andifes.

Andifes