Diretoria da Andifes se reúne com entidades ligadas ao ensino superior e com a SESu/MEC

UNE, ANPG, PROIFES, ANDES e SESu

A Andifes se reuniu dia 21 de março com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior, (PROIFES) e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) para falar sobre o PL 2134 que cria cargos para as universidades federais, carreira docente, recursos financeiros, Plano Nacional de Educação, entre outros.

O presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (UFOP), falou que é importante tratar as pendências e propostas comuns do ensino superior e caminhar junto na construção das diretrizes da expansão com excelência para as universidades federais, também ressaltou a necessidade de diálogo permanente da Andifes com as entidades representativas dos segmentos universitários.

Além da diretoria da Andifes estiveram presentes o reitor Paulo Márcio (UNIFAL-MG) da Comissão de Recursos Humanos da Andifes, diretor Carlos Henrique Alvez (CEFET-RJ) e diretor Márcio Basílio (CEFET-MG). 

UNE
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, convidou a Andifes a participar de Ato no Congresso Nacional com várias entidades em defesa de aprovação rápida do PNE. Ele informou que está sendo criado um Grupo de Trabalho para ampliar a discussão conjunta com as universidades, parlamentares, governo e sociedade civil. A ideia é reunir atores do cenário de educação superior e fortalecer a interlocução junto ao Congresso Nacional.


ANPG
A ANPG discutiu com a Andifes a sua principal demanda que é o aumento do valor das bolsas de pós-graduação e a convidou para participar e apoiar a realização e divulgação do XVIII Congresso Nacional de Pós-graduandos a realizar-se no período de 3 a 5 de maio na Unifesp.

PROIFES


O presidente do PROIFES, Eduardo Oliveira, fez uma breve apresentação sobre os “Conceitos de Carreira Docente” formulado pela Federação. O PROFIFES manifestou apoio ao PL 2134 que cria cargos para as universidades federais, o PL 2203/11 que trata dos cargos das carreiras de Magistério Superior, do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e também ressaltou a importância da autonomia universitária.

ANDES


A presidente do Andes, Marina Barbosa, falou de demandas comuns como o PL 2134 e o PL 2203/11. A diretoria do Andes apresentou uma proposta sindical da carreira docente, falou sobre recursos financeiros e Plano Nacional de Educação. O Andes manifestou apoio na transformação dos CEFETs (RJ/ MG) em universidades tecnológicas.

SESu
A diretoria da Andifes, o reitor Paulo Márcio e diretores dos CEFETs (RJ/MG) se reuniram com o secretário da SESu, Amaro Lins, para discutir sobre a carreira docente, de Técnicos administrativos e PL 2134. Além disso, João Luiz apresentou o Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais. Ele falou também sobre a transformação dos CEFETs – Rio de Janeiro e Minas Gerais – em universidades tecnológicas e sobre a Nova Matriz de OCC.

Elô Bittencourt
Assessora de Comunicação
Andifes
(61) 33216341