Diretoria Executiva da Andifes realiza primeiro encontro com presidente do TCU

A Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu, no último dia 6, com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz. No primeiro encontro com a nova gestão do Tribunal foram pontuados temas de interesse das Universidades Federais que precisam ser discutidos com o órgão de controle e projetos que serão desenvolvidos entre Andifes e o TCU.

A avalição do presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo, é que a receptividade do ministro Aroldo Cedraz sinaliza para um bom momento de colaboração entre as Universidades Federais e o TCU. “A Andifes sempre manteve a interlocução com órgão de controle e percebemos um planejamento de interação do próprio Tribunal”, disse Targino.

Para ampliar a discussão, ficou acordado que o presidente Aroldo Cedraz, estará presente em uma reunião do Conselho Pleno da Andifes, quando terá a oportunidade de ouvir o colegiado sobre assuntos relevantes, como as Fundações de Apoio e aposentarias especiais. “A Diretoria Executiva pontuou algumas questões preliminarmente, mas outros temas serão colocados pelos reitores para discutirmos com presidente do TCU a fim de buscarmos os melhores direcionamentos nessa relação com o órgão de controle”, disse o reitor Zaki Sobrinho.

O ministro Aroldo Cedraz afirmou que pretende aumentar a interação entre o TCU e as Universidades Federais para troca de experiências em relação à prática de gestão e também desenvolver parcerias com docentes e especialistas. Segundo Cedraz, esta permuta pode auxiliar na formação do quadro técnico do TCU, e outros órgãos, visando aprimorar as práticas de controle, assim como na busca de novos mecanismos tecnológicos.

Também participaram da reunião a reitora Márcia Perales e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino e o assessor da Secretaria de Controle Externo de Educação e Cultura, Ismar Cruz.

 

Ascom Andifes