Diretoria Executiva da Andifes se reúne com a FINEP

No encontro realizado no dia 01 de junho a Diretoria Executiva da Andifes se reuniu com a nova Diretoria da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O objetivo foi de aproximação com a nova Presidência e também ampliar às relações em ciência e tecnologia.

O presidente da FINEP Glauco Arbix informou que este ano houve um contingenciamento no orçamento da Empresa. Ele disse que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) teve 22% dos seus recursos, em ciência e tecnologia, reduzido. O reitor Alvaro Prata da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) falou que em função do contingenciamento os recursos não estão sendo liberados para os projetos já aprovados. Ele citou o exemplo do edital do Fundo de Infra- Estrutura (CT – INFRA). Este fundo foi criado para viabilizar a modernização e ampliação da infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras como a criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos. O reitor Prata disse ainda que a Andifes irá unir forças para ajudar no descontingenciamento. 

O reitor Targino de Araujo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) disse que a reunião serviu para que a Andifes possa auxiliar na interação dos projetos e programas de inovação da FINEP que forem ligados a ciência e tecnologia.

Estiveram presentes, além do presidente da FINEP, Glauco Arbix, o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Roberto Vermulm; o presidente da Andifes, reitor Edward Brasil (UFG), reitor  João Luiz Martins (UFOP); reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho (UFS); reitor Antônio Nazareno (UFLA); Professor Hélio Leaes Hey (Coordenador do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi/Andifes) e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.