Diretoria da Andifes se reúne com secretário executivo do MEC

Diretoria da Andifes se reúne com secretário executivo do MEC

A diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu esta semana (16) com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim. Os reitores apresentaram uma pauta extensa, tratando de questões de ordem financeira das Universidades Federais, temas relacionados à gestão de pessoas e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os dirigentes das universidades apontaram preocupação especial com a falta de repasse financeiro. De acordo com o presidente da Andifes, reitor Jesualdo Farias, a falta de dinheiro atinge inclusive a manutenção dos Hospitais Universitários. “O secretário Paim explicou que esforços estão sendo feitos para normalizar a situação, e que será dada atenção especial as instituições com quadro mais grave”, explicou Jesualdo Farias.

Ainda sobre orçamento os reitores cobraram a liberação da emenda Andifes, no valor de R$ 10 milhões, e explicaram que o montante será destinado para as Universidades Federais que têm problemas com o financiamento para assistência estudantil. “Chegamos ao consenso dentro da Associação que este ano a assistência estudantil precisa de um reforço especial, e a emenda Andifes pode ajudar neste sentido”, disse o presidente.

Os reitores também pediram apoio em relação à suspensão das aposentarias dos funcionários que atuam em função de risco. De acordo com Jesualdo Farias é necessário que haja uma cobrança do MEC ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG) para que seja dada celeridade na divulgação das novas regras, já que a demanda dessas aposentadorias especais tem sido grande nas instituições.

Durante a reunião foi debatida a necessidade de regulamentar alguns artigos da Lei 12.863/2013, como cessão de docentes, bolsa para dedicação exclusiva e outros pontos legais que se referem às Fundações de Apoio. Segundo o presidente da Andifes, o procurador federal Ivan Santos Nunes (AGU) e o auditor Francisco Bessa (CGU), presentes na reunião, agendaram para próxima semana uma reunião exclusiva para cuidar desses decretos e portarias regulamentadoras.

Sobre a UAB a reivindicação dos reitores foi sobre as 900 vagas para docentes e técnicos, e uma ampliação de debate para que o programa a UAB passe a ser institucionalizado. “Precisamos dar um protagonismo maior para a Universidade Aberta. Se para o governo agora não tem como liberar essa vagas reivindicadas a Andifes poderá agir em outra esfera, como trabalhar em um projeto de lei que atender essa demanda”, disse o presidente.

A Andifes apresentou ao secretário Henrique Paim a necessidade da publicação do quadro de professor equivalente que fazem parte do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) nas Universidades Federais, uma pendência que vem sendo debatida com o MEC há três anos.

Além do presidente da Andifes participaram da reunião os reitores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino Araújo, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, o reitor da Universidades Federal Rural do Amazonas (UFRA), Sueo Numazawa e a reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli.

Ascom Andifes

 

Indian Hair Styles for Ladies
watch game of thrones online free They talk with Hibiki a bit

A Perfect Selection For Those Delicate Fingers
free games online calls it a

Obesity rates vary but remain high
free online games While one would hope that all the characters are voiced with skill

Hottest Summer Fashions Wear for Women
forever21 even a raucous pie eating contest

Gucci Is the most Fashionable Brand all over the World
free online games college pigskin critique

Any very young investors out there
games custom fashion within the internet

A 3000 Year Old Quotable Prophet on Modern Societal Ills
kleider 7 louis vuitton monogram multicolor short 30

The Lawn Geese Holiday Fashion Show
cool math games very precise almost left brain kind of information process

Compartilhar