Diretoria Executiva se reúne com Mendonça Filho

A Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu no dia 02 de junho, com o Ministro da Educação, Mendonça Filho. No encontro, os reitores entregaram um ofício com as avaliações e programas referentes as Universidades Federais, discutidas pelo colegiado, durante reunião do Conselho Pleno, que contextualiza a atual posição das universidades para o desenvolvimento do País. O documento apresenta ainda demandas que devem ser executadas para garantir a consolidação e a expansão do sistema federal de educação superior.

Em sua fala, a presidente da Andifes elencou pontos considerados pela associação como prioritários para as perspectivas de desenvolvimento das universidades federais e ressaltou a importância de se colocar em prática o PDU – que foi entregue à presidente Dilma Rousseff, em 2014 – e também da parceria da entidade com o Ministério da Educação. Durante a oportunidade, a Andifes pontuou que suas políticas e ações estão sempre alicerçadas em princípios considerados fundamentais, com destaque para a autonomia, financiamento público, gratuidade, laicidade, inclusão social, democratização do acesso, respeito à diversidade, mérito e qualidade.

Isabelle Araújo/MEC

Foto: Isabelle Araújo/MEC

A reitora Maria Lucia destacou a necessidade urgente de repasse de financeiro, bem como a regularização desse procedimento em valores e periodicidade. Segundo a pasta, a expectativa é que um repasse seja realizado na sexta-feira, 03.

O ministro reiterou a disposição para o diálogo e a importância de fortalecimento dos laços com instituições como a Andifes, que representam o setor educacional. “O setor universitário é um dos pilares da educação brasileira. Estamos aqui para produzir resultados para quem precisa, os estudantes e jovens do Brasil”, pontuou Mendonça Filho.

No ofício, os reitores destacaram a necessidade de o governo continuar investindo no processo de expansão das Universidades Federais, tanto pela sua relevância na produção de conhecimento, ciência, tecnologia e formação de pessoas, áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil, quanto para que o país cumpra as metas do PNE. A reitora Maria Lucia destacou que “90% das pesquisas nas áreas de inovação e tecnologia estão nas universidades federais”.

A primeira reunião da Andifes com o Ministro aconteceu no Ministério da Educação (MEC), com a participação da secretária executiva da pasta, Maria Helena Castro, do indicado a ocupar o cargo de secretário da SESU, Paulo Barone, e com a presença da presidente da Associação, reitora Maria Lucia Cavalli Neder, e os outros membros da Diretoria Executiva, reitora Ângela Paiva Cruz (UFRN), reitor Anísio Brasileiro (UFPE) e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.

Na ocasião, o ministro ainda afirmou que a posição da Andifes e as necessidades da associação serão consideradas. Mendonça e equipe foram convidados para participar da próxima reunião do Conselho Pleno, marcada para o dia 22 de junho.

PRÉ-ENCONTRO

IMG_0021

Horas antes da audiência com o ministro da Educação, a Diretoria Executiva se reuniu na Andifes para discutir as prioridades do que seriam apresentadas à pasta. Na ocasião, a reitora Maria José de Sena (UFRPE) participou do encontro.

 

Ascom/Andifes