Dissertação de mestrado analisa trajetória de cotistas na UFRGS

“Política de Ações Afirmativas na UFRGS: o processo de resiliência na trajetória de vida de estudantes cotistas negros com bom desempenho acadêmico” foi o trabalho desenvolvido pela servidora doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luciane Bello. Em sua dissertação de mestrado, a pesquisadora baseou-se em entrevistas com alunos que ingressaram através do sistema de cotas e focou no processo de superação destes estudantes para romper os tabus que envolvem o tema.

A pesquisa foi realizada com estudantes, auto declarados negros, que entraram na UFRGS através da política de cotas implantada a partir de 2008. Os resultados apontam que estes discentes possuem como característica comum a determinação em superar as barreiras provenientes do próprio ambiente universitário, e enxergam na oportunidade acadêmica a principal alternativa para conquistar ascensão social.

No levantamento feito pela pesquisadora, é possível conhecer o histórico das políticas públicas no mundo e no Brasil, e como a implantação da reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, negros e índios na UFRGS mudou o perfil dos ingressantes. Através do método de entrevistas aplicado a dez estudantes é possível conhecer as características sociais e pessoais destes discentes, assim como são reveladas as impressões de cada um sobre a política de ação afirmativa.

A dissertação destaca ainda a necessidade da universidade em dar importância ao processo de divulgação do sistema de cotas, assim como a relevância que tem a assistência estudantil para estes discentes, como alternativa para sua permanência e acompanhamento didático e pedagógico.

“Existe ainda hoje o pré-julgamento da capacidade de cotistas que ingressam na universidade, pelos professores e pela sociedade em geral, mesmo existindo várias pesquisas que demonstram que a evasão de cotistas é menor, as dificuldades iniciais para acompanhar o curso de graduação são superadas já no segundo ano. São pesquisas que apontam que as cotas deram certo”, defendeu a autora do trabalho, Luciane Bello, que foi  orientada pela Prof. Dra. Arabela Campos Oliven.

Para ter acesso a dissertação completa acesse aqui.

*Luciane Bello é formada em Serviço Social pela UNISUL/ Tubarão/ SC; especialista em Gestão Universitária pela PRORH/ UFRGS; especialista em Terapia Sistêmica de Família e Casal pela Clínica de Psicologia/ UFRGS; mestre em Educação, linha de pesquisa Universidade: teoria e prática; doutoranda em andamento na Faculdade de Educação da UFRGS, na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática; e assistente em administração concursada na UFRGS, com ingresso em 1992. Trabalhou com Assistência Estudantil nos anos de 1993 a 1995, retornei em 2004 até maio/2013.

Ascom Andifes

 

7 Louis Vuitton Monogram Multicolore Speedy 30
watch game of thrones online free But concerning my revelations from God

Full Body Dumbbell Workouts For Fitness
free games online so is bright makeup

IMAGE Skincare exclusive Iluma beautifies as it wakes up and illuminates skin
games online how to be seen as with jackie kennedy

Yaya DaCosta in Christian Cota and More From the CFDA
cheapest flights how to create

assign safety Daniel Sorensen to practice squad
forever 21 a woman’s heart is a deep ocean of secrets

14th to 16th Century Renaissance Costume Trend Going on Today
jeux fr Then you’ll be ready to put your clothing line together

Floral Decoration for the D
miniclip legs are healthy

Natural Hairstyles for Black Women
kleider Gross profit for the full year was RMB461