Divulgado o resultado do Prêmio Andifes de Jornalismo 2015

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulga as reportagens ganhadoras do Prêmio Andifes de Jornalismo 2015. Na categoria educação básica a matéria vencedora foi Os sem-escola, publicada pela Revista Nova Escola. Já na categoria Ensino Superior, a série intitulada Especial Sisu, publicada no Portal G1, foi a ganhadora.

A reportagem Os sem-escola apresentou um levantamento sobre o perfil das crianças e jovens, que mesmo com a universalização do acesso à educação, ainda estão fora da escola, trazendo uma abordagem geográfica e social. O texto tem autoria das jornalistas Fernanda Salla, Elisa Meirelles, Bruna Nicolielo, Camila Camilo, Anna Rachel Ferreira e Beatriz Vichessi. Sua publicação ocorreu na Revista Nova Escola, de fevereiro de 2014.

Na séria Especial Sisu, os jornalistas do portal G1, Thiago Reis, Ana Carolina Moreno, Luisa Gomes, Ingo Müller e Rafaella Fraga abordaram o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), tendo como foco de análise a reserva de vagas para estudantes contistas e suas notas de ingresso nos cursos mais concorridos das Universidades Federais. As sete matérias que compõem a série foram publicadas em março de 2014.

O Prêmio Andifes de Jornalismo foi criado em 1999 para prestigiar o trabalho da imprensa voltado para a educação. Em uma década e meia foram premiados 56 jornalistas de vários estados brasileiros, que tiveram suas reportagens publicadas em jornais, revistas e sites jornalísticos. As matérias concorrem em duas categorias; Educação Básica e Ensino Superior, e os vencedores recebem duas passagens aéreas (ida e volta) para qualquer capital do Brasil.

A Associação parabeniza aos vencedores de 2015 e aguarda a participação de mais profissionais de comunicação na edição de 2016, cujo edital está previsto para ser lançado no início do segundo semestre. Com o concurso a Andifes pretende valorizar o trabalho da imprensa livre e responsável, e espera incentivar a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças para o ensino do Brasil.

 

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