Docente da Federal de Juiz de Fora será secretário de Educação Básica do MEC

O Ministério da Educação terá um novo secretário de educação básica. Manuel Palácios, professor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), foi escolhido pelo ministro Cid Gomes (Educação) para compor sua equipe.

A nomeação deve ser publicada nos próximos dias no “Diário Oficial” da União. O docente substituirá Maria Beatriz Luce, atual titular da secretaria.

Palácios é graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), e possui mestrado e doutorado em Ciências Sociais pelo Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio). Sua trajetória acadêmica, no entanto, é focada na área de educação. Seu currículo inclui, por exemplo, pesquisas sobre criação de indicadores de qualidade da educação básica e gestão escolar.

Em 2013, foi orientador de mestrado profissional da atual vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (Pros), ex-secretária de Educação do Estado na gestão de Cid Gomes.

A Secretaria de Educação Básica terá papel relevante diante das prioridades apontadas pela presidente Dilma Rousseff em segundo mandato. A ampliação do acesso a creches e pré-escolas e a reforma do currículo do ensino médio estão entre os temas destacados na agenda educacional para os próximos anos.

EQUIPE

Este é o segundo nome escolhido pelo novo ministro da Educação. Nesta terça-feira (3), foi publicada no “Diário Oficial” da União a nomeação de Idilvan Alencar para a presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Então secretário-adjunto da secretaria de educação do Ceará, ele substitui Romeu Caputo, na função desde o ano passado.

 

Flávia Foreque – Folha de S. Paulo