Docente da Medicina lança livro sobre metodologia da pesquisa científica

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) José Antonio Chehuen Neto lançou o livro “Metodologia da Pesquisa Científica: da graduação à pós-graduação”. O autor e organizador da obra é especialista em cirurgia geral, de cabeça e pescoço e possui mestrado e doutorado em técnicas operatórias e cirurgia experimental.

O livro, uma iniciativa dos professores, contém 304 páginas e 16 capítulos divididos em questões temáticas. A obra, lançada este ano pela Editora CRV, de Curitiba (PR), trata de formas e conceitos sobre pesquisa científica e indica o que fazer para concretizar projetos, de acordo com cada objetivo. “Atualmente, o tema do material não tem sido publicado de maneira atualizada. Na obra, os mecanismos de busca de trabalho científicos são abordados e atualizados, indo dos clássicos até os mais atuais, como a Plataforma Brasil, que é o mecanismo de pesquisa científica on-line a nível nacional,” ressalta Chehuen Neto.

Professores da UFJF colaboraram com a obra em capítulos importantes, como os professores doutores Cleber Soares Junior e Carlos Augusto Gomes, em “Ética em Pesquisa” e “Recomendações para Redação do Artigo Científico”; Mauro Toledo Sirimarco, em “As Partes do Trabalho Científico”; Ronaldo Rocha Bastos e Marcel de Toledo Vieira, em “Estatística na Pesquisa em Saúde”; José Murillo Bastos Netto, em “Meios de Divulgação de um Trabalho Científico” e “Pesquisa em Base de Dados”; e Sérgio Ibañez, em “Pesquisa Experimental”.

Alunos da UFJF também contribuíram para a obra. Os estudantes Ícaro Augusto Godinho, Társsius Capelo Cândido, Bruna Damásio Moutinho, Thaís Chehuen Bicalho, Evelyne Borges de Mattos Andrade, Nicole Bragantini Larivoir, Vinícius Salim Gouvêa, Camila Munayer Lara, Bernardo Rodrigues Mendes Moraes, Camila Couto Gomes, Willian Lima Guidini ajudaram na revisão bibliográfica, nas referências e na construção de tabelas e figuras.