Docente da UFSCar lança livro que aborda o modo de ressentimento do aluno expressado na Internet em relação ao professor

Lançamento acontece na Bienal do Livro em São Paulo e no Congresso Internacional de Teoria Crítica em Araraquara

O docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Antônio Álvaro Soares Zuin, lança o livro “Violência e Tabu entre Professores e Alunos: a Internet e a reconfiguração do elo pedagógico”. O livro foi publicado pela editora Cortez e é baseado em um estudo feito pelo docente que analisa o modo de ressentimento do aluno em relação ao professor, que vai se acumulando e depois acaba explodindo com todas as forças na Internet, através de redes sociais como Facebook e Twitter.

Zuin explica que os alunos expressam suas opiniões sobre os professores de maneira violenta, como em vídeos encontrados no site do Youtube, que mostram professores quebrando celulares que tocam durante a aula, por exemplo. Essas manifestações não ficam mais restritas a um determinado local, já que por meio da Internet, elas se tornam conhecidas em âmbito universal e a vontade do aluno em expor sua contrariedade ao professor é mais forte do que o fato de revelar sua identidade nas redes sociais. “Muitos alunos possuem compulsão em omitir sua verdadeira identidade na Internet, mas outros não se importam em dizer quem são”, explica Zuin.

O docente afirma que antes da popularização das redes sociais, os alunos não se expressavam por medo de retaliação do professor, mas atualmente na sociedade da revolução microeletrônica, isso não impede mais os alunos de se manifestarem contra a soberba do professor. “Hoje existem muitas comunidades no Orkut e no Facebook que revelam o ódio ao professor ou fazem algum tipo de xingamento ao mesmo”, afirma o autor. Outro assunto abordado no livro é a questão sexual envolvendo alunos e professores, a maneira como os alunos querem expor na Internet o fato de terem tido um relacionamento sexual com o professor, rompendo o tabu sexual entre tais agentes educacionais.

O livro é indicado principalmente para alunos e professores das áreas de Pedagogia, Filosofia e Sociologia. O lançamento acontece na 22ª Bienal do Livro, em São Paulo, que segue até 19 de agosto, e a obra também será lançada no VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica, que acontece no dia 11 de setembro, no salão de eventos do SESC de Araraquara (SP).
O livro já está disponível à venda no site da editora Cortez em www.cortezeditora.com.br.

 

Activities That Affect Hair Dryness
watch game of thrones online free less popular caps provided by around the world

Jessica Simpson Launches Prom Dress Fashion Line
free online games 9 lifesaver with regard to men picking corsets

H New Diggs in Chevy Chase
forever21 she still knows about her friends’ sex lives and wants to conform

How to Measure a Blouse for a Woman
free online games There is a great demand for alligator leather products

The Hot Trend Of Modern Edge
jeux fr what do I know

Dog Tag Uses And Shopping Tips
miniclip The sadly mixed up actress

How Long Should the Legs Be on a Woman
ballkleider Play The Waiting Game If you really want something new

4 Fashion insiders share their favorite fall trends
cool math but can be costly