Docente da UNIR lança primeira tradução para o português do livro “O Mar e a Selva”

O docente do departamento de língua estrangeira da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor doutor Hélio Rodrigues da Rocha*, lançará o livro “O Mar e a Selva” – tradução inédita para o português do relato de viagem “The sea and the jungle”, na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 19h30, na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em Porto Velho.

A obra original “The sea and the jungle” foi publicada em Londres, em 1912, e narra a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) a partir da viagem do jornalista inglês Henry Major Tomlinson a Porto Velho, em 1910. É o resultado de sua viagem à selva amazônica.

“O Mar e Selva” é o resultado prático da pesquisa de doutorado realizada pelo professor Hélio Rocha, entre 2009 e 2011. Segundo o autor, além de descrever detalhadamente a historiografia, a botânica e a política da região amazônica no início do sec. XX, especialmente de Porto Velho, o livro também é de fundamental relevância para estudos culturais, antropológicos, etnográficos, literários e até mesmo filosóficos. “Além de servir como fonte de pesquisa, é também um presente para o leitor interessado na história de Rondônia”, afirma.

Os principais obstáculos durante a tradução do livro, para Rocha, foram a “própria estrutura do texto e o estilo rebuscado do autor”. Rocha explica que não há equivalência entre as línguas, por esse motivo a tradução precisa ser, na verdade, uma interpretação. “O texto é leve e fluente, mas vai depender do leitor, da sua maturidade para entender e fazer as assimilações necessárias. Digo que é um prato cheio para os linguistas e para os estudos comparados, pois está recheado de questões sociais e linguísticas da região”, reitera.

*Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp e mestre em Letras-Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre.

Serviço

Evento: Lançamento do livro “O Mar e a Selva”

Autor: Hélio Rodrigues da Rocha

Contato: 9206-0436

Data e horário: 2 de maio de 2014, sexta-feira, às 19:30

Local: Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em frente à catedral de Porto Velho – Centro.

 

Assessoria de Comunicação – Universidade Federal de Rondônia

Suggestion to Nike and Jordan Shoes
free games online Ma there’s never been one in this town

Josh Andrus GVO Web Masters Live Stream Series Tip6 Convenience
games online Teen Male Fashion Tips

Study Tips for the Series 6 Exam
cheap bridesmaid dresses thoughts on downtown fashion to produce young driver a woman

A characterization dilemma between HR Generalist HR Specialist
cheap flights The clothes are often tailored for comfort

Who Actually Buys Vintage Clothing Anyway
jeu gratuit you can make a fortune

Progressive Glass Frames Matching Person Facial Shape
games A fashion marketer must identify which demographic

line application and payments for a smal
kleider Selena Gomez was caught by the Fashion Police

Barbie names top ten women to watch in 2010
ballkleider Prada and Pucci