Edifba lança dicionário na área de Tecnologias Aplicadas à Saúde

Dicionário - Tecnologias aplicadas à SaúdeMedicina nuclear, Ortopedia, Fisioterapia e Segurança são algumas das áreas que integram o Dicionário Técnico de Equipamentos Médicos & Tecnologias Aplicadas à Saúde, que será lançado pela Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Edifba), na próxima sexta-feira (17), às 16h30, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) – Unidade Brotas.

A obra, de autoria do professor Claudio Reynaldo Barbosa de Souza e da sua filha, a também professora, Andrea Borges de Souza, surgiu a partir da experiência do docente no Polo de Inovação Salvador (PIS), uma unidade especial do IFBA, voltada à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica. “Como o objeto de trabalho no PIS é exatamente com tecnologias voltadas à saúde, e considerando ainda, alguns trabalhos de pesquisa e extensão na área, principalmente na rede de hospitais da Secretaria de Saúde do Estado e Obras Sociais de Irmã Dulce, identifiquei a lacuna desse tipo de publicação para atender de modo objetivo aos profissionais e acadêmicos da área de saúde”, pontua Souza.

A publicação de caráter consultivo é destinada a profissionais, acadêmicos e pesquisadores das diversas áreas ligadas à saúde e às tecnologias aplicadas a estas. Segundo o autor, para a produção do material foi necessário identificar, junto ao Ministério da Saúde, as terminologias empregadas nas mais diversas áreas, fazer o levantamento dos principais equipamentos e sistemas utilizados, selecionar os verbetes e buscar as definições e aplicações mais adequadas. “Procuramos utilizar uma linguagem acessível, mas sem fugirmos do rigor técnico necessário e imprescindível para uma publicação deste gênero. Ressalte-se aí o fato desta ser uma área extremamente multidisciplinar, onde os profissionais médicos atuam com fisioterapeutas, oftalmologistas, entre outros, e que cada um destes profissionais possui um linguajar que lhe é próprio. Para contribuir com esse diálogo surge então o Dicionário, como mais um elemento facilitador”, finaliza.

Como se trata de uma publicação custeada por um edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto, o livro não será comercializado, entretanto, as instituições que possuem cursos na área de saúde receberão exemplares, gratuitamente. A publicação também estará disponível para download, a partir do dia do seu lançamento. Uma edição revisada e atualizada e uma versão ilustrada já estão sendo produzidas.