Editora da Ufal lança Catálogo 2010

Com um café da manhã regional, a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) teve uma manhã movimentada nesta quinta-feira, 20, com o lançamento do Catálogo 2010, de sua página no twitter, além do lançamento da 2ª edição do título “Técnicas de Acessibilidade: Criação de uma Web para todos”, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Essa obra, que é fruto de uma Trabalho de Conclusão do Curso do estudante Jalves Mendonça, faz parte de um projeto financiado inicialmente pelo Banco do Nordeste do Brasil e é voltado para técnicos de informática que tem como objetivo construir sites de acessibilidade para deficientes visuais.

“Lançado em 2009, sua repercussão foi tão boa que o Senai, através do Programa de Ações Inclusivas, resolveu publicá-lo em parceria com a Edufal e enviar o  livro para 2 mil técnicos. Se apenas esses dois mil técnicos produzissem páginas com acessibilidade para cegos, o trabalho já valeria à pena”, ressalta Sheyla  Maluf, diretora da Edufal.

Catálogo 2010

O livro será uma das mais de 600 obras que fazem parte do Catálogo 2010, que a exemplo da página da Edufal, está disponível em três línguas: português, inglês e espanhol. “O catálogo será distribuído em bienais e feiras internacionais de livros, servindo como forma de divulgação, no Brasil e no exterior, das obras produzidas aqui na Universidade”, esclarece Sheyla Maluf.

 O Catálogo da Edufal é lançado anualmente, desde 2004, com o objetivo de divulgar o trabalho dos autores locais, além de facilitar a busca dos usuários por essas publicações. Para aqueles que não tiverem acesso ao catálogo, também será lançado o terminal de consultas de livros, a ser instalado na Edufal. “Através do terminal, os usuários terão mais autonomia na busca pelo acervo. Através dele pode-se pesquisar por assunto, editora, edição e ISBN ou ISSN”, falou Sheyla.

Outra ferramenta de auxílio ao usuário é a página no twitter da Edufal, que também será lançado no mesmo dia. Através dele será possível ao usuário tirar dúvidas, acompanhar as promoções e participar de sorteios que a editora realizará entre seus seguidores. Todas essas ferramentas estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 20 de maio, na editora, onde autores, consumidores e principalmente leitores poderão se encontrar para trocar idéias e degustar do tradicional café da manhã da Edufal.