Editora da UFBA lança “Escritos sobre cinema: trilogia de um tempo crítico”

O livro Escritos sobre cinema: trilogia de um tempo crítico, da autoria de André Setaro, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) foi lançado ontem, dia 13 de abril, na Saladearte Cinema do Museu Geológico da Bahia.

Escritos sobre cinema: trilogia de um tempo crítico traz para os leitores um valioso acervo de informações, análises e reflexões sobre a arte cinematográfica, produzidas ao longo de 34 anos de crítica diária em jornais baianos. Dividido em três volumes, a obra começa trazendo depoimentos, crônicas, artigos e resenhas críticas sobre filmes, atores e diretores representativos da Sétima Arte no Brasil e em diversos países. O segundo volume, dedicado integralmente ao cinema baiano, é um documento relevante sobre a arte cinematográfica na Bahia. O terceiro focaliza a linguagem cinematográfica e consiste em um subsídio teórico para todos aqueles que querem entender o cinema enquanto forma de expressão artística, contribuindo para a formação do cinéfilo.

Esta valiosa coletânea de artigos revela o estilo vivo, irônico, polêmico e contundente do autor, ao longo de 34 anos, de crítica cinematográfica no jornal Tribuna da Bahia, com colaborações esparsas em periódicos e na produção do blog http://setarosblog.blogspot.com/. Reúne os escritos especializados do mais importante crítico de cinema do nosso Estado e  um dos melhores do país.