Editora da UFRB disponibiliza online dois novos títulos da Coleção Acadêmica

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) está disponibilizando duas novas publicações online, ambas da Coleção Acadêmica. A primeira, “A Feira Livre de Cruz das Almas: dinâmica especial, planejamento e gestão municipal”, é de autoria de Tânia Maria Pinto de Santana, doutora em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora adjunta da UFRB.

Disponível para leitura online ou para download gratuito em formato PDF, o livro é resultado de uma pesquisa que objetivou entender como a prefeitura municipal promove a gestão e o planejamento da feira livre de Cruz das Almas, considerando sua dinâmica especial como importante atividade econômica local e regional. “A feira livre sofre um crescimento desenfreado por absorver parcela da população desempregada ou aqueles que estão chegando ao mercado de trabalho. Por isso, a urgência da criação e implementação de políticas públicas que sejam capazes de mantê-la competitiva diante de um mercado formal que oferece uma infinidade de benefícios a sua clientela”, defende a autora.

A segunda publicação, “Os Encantos e o Pecado da Maçã: professores/as e a educação das relações étnico-raciais”, é organizada pelo professor da UFRB Carlos Adriano da Silva Oliveira. Fruto de inquietações no campo da educação das relações étnico-raciais, o livro busca compreender as representações dos/as professores/as participantes da Pós-Graduação em História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil, ofertada pela UFRB, acerca de desdobramentos em Amargosa da Lei nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

“As falas dos sujeitos da pesquisa, nem sempre unânimes, são questionadoras e clamam por ação, põem em cheque o caráter burocrático formal da lei que por si só não tem o alcance esperado, se os agentes de mudança (sujeitos, instituições, Estado) não estiverem comprometidos social, cultural e politicamente com a sua implementação”, relata, no prefácio do livro, a professora Denise Laranjeira, titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O título também está disponível para leitura online download gratuito em PDF.

Acesse o site da EDUFRB e confira as obras publicadas.