Editora da UFSCar lança livro sobre fenômenos migratórios e suas relações com parentesco

Nesta terça-feira, dia 19 de abril, a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lança o livro “Deslocamentos e parentesco”, organizado pelo professor Igor José Renó Machado, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O intuito da obra é compreender o entrelaçamento entre parentesco, família e fenômenos migratórios.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, mais de 300 mil migrantes arriscaram suas vidas ao tentar atravessarem clandestinamente o mar Mediterrâneo. A obra, originada a partir de investigações realizadas no Laboratório de Estudos Migratórios (LEM) da UFSCar, é lançada em um cenário global no qual os deslocamentos populacionais, especialmente marcados pela crise de imigração na Europa, tornam-se um dos principais temas debatidos no âmbito das questões internacionais.
O livro é uma coletânea e engloba ensaios de sete pesquisadores e do próprio organizador, Igor, que expõem que os fatores movimento e parentesco são parte integrante da vida de qualquer migrante, seja ele deslocado ou estudante internacional. Abordando casos etnográficos variados e temas como mulheres e migração, estudantes moçambicanos e os decasséguis no Japão, os artigos exploram situações em que a articulação entre movimento e parentesco dá sentido à experiência de vida dos migrantes.
Ao longo da obra, os autores desenvolvem ferramentas teóricas criativas e originais e exploram o potencial analítico do conceito de diferencialidade, que busca emergir a diversidade em vários conceitos etnográficos, bem como encarar a complexidade de processos microssociológicos. Com foco numa literatura antropológica e em pesquisas sistemáticas, o livro propõe uma renovação do olhar sobre essas questões no contexto contemporâneo.
O evento de lançamento do livro “Deslocamentos e parentesco” conta com sessão de autógrafos e acontece a partir das 17 horas na Livraria EdUFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A obra pode ser adquirida no site da EdUFSCar, em www.editora.ufscar.br, no qual também estão disponíveis mais informações sobre outros livros publicados pela Editora.

O professor Igor José Renó Machado possui doutorado em Ciências Sociais e mestrado em Antropologia Social pela Unicamp, onde também fez sua graduação em Ciências Sociais. Além de ser docente do DCSo, é também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e coordenador do LEM na Universidade. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, e atua principalmente em temas como imigração brasileira, estereótipos, identidade e imigração brasileira em Portugal.