Editora UFFS publica livro com verbetes relacionados à história social e econômica do Oeste catarinense

O mês de maio inicia com mais uma boa notícia para os frequentadores do site da UFFS. A partir desta segunda-feira (7) já pode ser acessada mais uma publicação da Editora da Instituição.Trata-se do livro “Dicionário Histórico-Social do Oeste Catarinense”, de autoria dos professores José Carlos Radin e Gentil Corazza.

A publicação reúne 34 pequenos ensaios sobre temas relevantes do Oeste de Santa Catarina. Entre eles aspectos da história, da sociedade, da economia, da política e da cultura, além de outros assuntos relacionados a estes grandes temas.

Conforme Gentil Corazza, “a ideia de publicar o livro na forma de um dicionário de pequenos ensaios surgiu das conversas que mantivemos, o professor Radin e eu, sobre nossas pesquisas relacionadas com a região Oeste de Santa Catarina. As dele mais relacionadas com a História da Fronteira Sul e as minhas relacionadas com a formação socioeconômica regional. Pensamos que traduzir nossas pesquisas na forma de um dicionário seria muito útil para orientar estudantes e pesquisadores na escolha de seus temas de pesquisa. Os ensaios do livro são introdutórios e não textos finais”.

Em relação ao que o leitor poderá encontrar em sua leitura, Corazza menciona as análises introdutórias dos principais temas relacionados com a formação histórica da região. “São temas já desenvolvidos em livros e teses acadêmicas de forma mais aprofundada. A particularidade desta publicação não são os temas em si mesmos, mas a forma de dicionário, não de palavras, mas de pequenos ensaios, que servem de guia para novos estudos”.

De acordo com os autores, foram necessários aproximadamente dois anos de pesquisas para a elaboração dos textos. “É uma contribuição destinada a estudantes e ao grande público, com o propósito de iniciar a pesquisa e reflexão sobre temas afetos à História regional”, analisa José Carlos Radin, para quem a publicação “é um dicionário em construção e, por isso, tanto os verbetes atuais poderão ser aperfeiçoados, assim como se promoverá a inserção de novos verbetes para uma edição futura. Na sequência traçaremos um plano para a elaboração de novos verbetes, seja de nossa autoria ou de pesquisadores convidados. Nesse sentido serão bem-vindas as observações críticas dos leitores, assim como as sugestões de inclusões de novos temas”.

O livro está disponível na página da Editora UFFS para download nos formatos EPUB, PDF e MOBI.