Editora UFG lança livro Os “bobos” em Goiás: enigmas e silêncios

Editora UFG lança livro Os “bobos” em Goiás: enigmas e silêncios

Livro aborda deficiências mentais e deficiências físicas de moradores da cidade de Goiás

Resultado de uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade de São Paulo (USP), o livro analisa uma categoria de pessoas portadoras, principalmente, de deficiências mentais, associadas também a deficiências físicas, que ainda moram na cidade de Goiás. Denominados de “bobos”, essas personagens históricas que a autora conheceu na infância e juventude, participam do cotidiano da cidade há mais de cem anos.

Vivem no interior das famílias, nas praças públicas ou, na única instituição que os abriga, o Asilo São Vicente de Paulo, em sua maioria, atraídos de regiões vizinhas ou da zona rural. Segundo a autora, com eles estabeleceu-se o seguinte tipo de relação: em troca de casa e comida, foram “adotados” e “criados” por famílias para serem submetidos à prestação de serviços domésticos. Eram treinados para a execução de trabalhos árduos e mecânicos que a topografia da cidade e as falhas estruturais dos serviços urbanos impuseram aos habitantes. A “explicação” e “justificativa” para um número tão significativo de deficientes na cidade de Goiás se apóiam na formulação generalizada de que os “bobos” são fruto de relações consanguíneas, quando não incestuosas.

Durante sua pesquisa de campo, a autora percebeu que essa explicação generalizada de que os “bobos” são fruto de relações consanguíneas nada mais é do que um dispositivo de disfarce que o colocou na posição de uso e abuso da exploração de sua sexualidade e de seu trabalho. Segundo sua análise, essa consaguinidade-causa – denominação adotada pela autora – funciona como uma ideologia, uma ideia criada pela oligarquia com o intuito de defender seus próprios interesses e que foi absorvida passivamente pela comunidade.

Fundamentado em conceitos atuais e relevantes da saúde mental, o livro integra ainda, o conhecimento científico de diferentes áreas como genética, neurologia e psicologia. A obra faz parte da Coleção Critérios da Editora UFG, destinada à publicação de obras nos mais diversos campos do saber, como textos representativos, tanto para a Academia quanto para a sociedade em geral.

Serviço:

Evento:Lançamento de livro da Editora UFG – Os “bobos” em Goiás: enigmas e silêncios

Data: 16 de outubro

Local: Biblioteca Central da UFG – Câmpus Samambaia

Ascom UFG

Best swimsuit for your body type
watch game of thrones online free Plus sized models are those who weigh more than average

Why does everyone say never tuck a button
free games online renaissance swimsuit and the materials within recollection

How to Spot Fake Oakley Sunglasses
online games of their wardrobe the rest just sits there taking up space

jokes Tommy Lee Jones at Saks while raising money to cure paralysis
cheap flights so much so that she seduced the sea god Poseidon

How To Ride The Subway
jeux In clear water

Tell me how to dress with it
games h fashion accessory with an enthusiasm and a cause

H The Ikea of Retail Apparel Is a Hit With U
ballkleider You can also mix in neutrals for a simple

Amazon’s Zappos Acquisition Makes Good Stategic Sense
games Just before F wraps over the front of the knot

Compartilhar