Editora UFJF lança dois livros no Mamm

Dois livros publicados pela Editora UFJF foram lançados nesta terça-feira, dia 25: “Literatura, Crítica e Cultura III: Interfaces” e “A jangada e o elefante, e outros ensaios: exercícios de crítica literária e de literatura comparada”. O evento será a partir das 20h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

 

“Literatura, Crítica e Cultura III: Interfaces”, organizado pelas professoras Ana Beatriz Rodrigues, Silvina Carrizo e Verônica Coutinho Lage, reúne artigos apresentados no  Simpósio Internacional de Literatura, Crítica e Cultura realizado no ano passado – nesta terça-feira, tem início a quarta edição do evento. A publicação tem o objetivo de consolidar de maneira mais incisiva as discussões, metas e expectativas nas áreas da literatura e crítica literária, identidade e outras manifestações culturais.

 

A obra abrange diversos temas do universo literário, como vertentes literárias, tradução, a mulher na literatura e literatura comparada. A sequência de seus artigos mostra a dinâmica e a diversidade dos questionamentos levantados no evento, desafiando os pesquisadores da área a refletir sobre todas as interfaces encontradas nesse campo do saber da Literatura.

 

Já a publicação “A jangada e o elefante, e outros ensaios: exercícios de crítica literária e de literatura comparada”, a professora Maria Luiza Scher Pereira agrupa textos de crítica literária resultantes das pesquisas desenvolvidas nos Projetos Literatura e arquivo: o autor como leitor, tradutor e produtor de elementos de arquivo e Intelectuais em trânsito:

arquivos de exílio e outros arquivos.

 

Os nove textos iniciais do livro são ensaios produzidos à luz da reflexão sobre o conceito de arquivo, conforme pensado por Michel Foucault e Jacques Derrida. Os nove seguintes representam o percurso da investigação sobre o cruzamento de olhares, resultante dos múltiplos itinerários percorridos pelos escritores contemporâneos, em sua condição de trânsito permanente.

 

Os livros estarão à venda durante o lançamento nesta quarta-feira e também podem ser adquiridos na loja virtual da editora.

 

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant, 790, Centro.