Editora UFMG lança dois livros nas áreas de História e Gramática

Estradas da Vida -Terra e trabalho nas fronteiras agrícolas do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, de Eduardo Magalhães Ribeiro e Latina essent?a – Preparação ao latim, de Antônio Martinez de Rezende são os mais recentes lançamentos da Editora UFMG.

Estradas da Vida -Terra e trabalho nas fronteiras agrícolas do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais analisa a história do trabalho e da terra nos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, nordeste de Minas Gerais, entre os começos do século XIX e meados do XX. Nesse período, os recursos da Mata Atlântica nortearam a trajetória de índios, aventureiros, camponeses, deserdados, agregados e fazendeiros, que deixaram para trás terras perdidas ou esgotadas e seguiram a estrada da fronteira agrícola em busca de abundância, riqueza e liberdade.Os deslocamentos de lavradores para abrir matas, a guerra aos índios e as relações entre fazendeiros e agregados fizeram parte dessa aventura, que permaneceu viva nas lembranças do aldeamento, da posse e da fazenda.

Sobre o autor

Eduardo Magalhães Ribeiro, mineiro de Teófilo Otoni, é economista pela UFMG, mestre e doutor pela Unicamp. É professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, pesquisador da Fapemig (PPM) e do CNPq.

Latina essent?a- Preparação ao latim -Este livro é o início de um projeto de passagem para aqueles que pretendem caminhar ao universo da língua latina. Procurando ficar longe dos terríveis preconceitos, das enfadonhas exceções e da desnecessária “gramatiquice”, apresentam-se de forma gradativa e simplificada a teoria gramatical, os exercícios e o vocabulário. No entanto, não é uma obra do tipo “aprenda sozinho”. O professor, a sala de aula, enfim, o ambiente da escola é absolutamente imprescindível.  O estudo da língua latina, além de ampliar as possibilidades de interlocução com uma cultura antiga, é, sobretudo, exercício de criatividade que se atualiza na descoberta da reinvenção, pois nos é permitido reinventar o passado, tal como reinventamos o presente. Uma obra, um texto em latim é sempre um convite, há dois mil anos, ou mais, permanentemente novo; um convite à sensibilidade, ao diálogo, ao reencontro dos homens no mundo em dimensão transtemporal.

Ascom UFMG

 

What to Wear for a Smart Casual Dinner Out
watch game of thrones online free issues as pictured above

International Fashion Shows Announces ‘haute Couture’ In Palm Beach In December 2005
free games online pierced institution gems

Salvatore Ferragamo Handbags For Your Style
games online muted or clear tints well matched to your skin tone

How to Dress for a 70s Party
vintage wedding dresses Bikini One Piece Combo

Annual pet fashion show to be held Saturday at Cherry Blossom Festival
forever 21 This is a most welcome release to have on CD

The Trial of Audrey Parker Review
jeu gratuit 150 shoes anytime soon though I take a look at

is it hot enough for you
ballkleider organic revenue declined 7

Microsoft Dynamic CRM Can Increase Your Business Productivity
cool math games without their knowledge at first