Editora UFV lança quatro livros

A Editora UFV promoveu, no dia 5 de dezembro, o lançamento de quatro obras: Guia Jurídico Sobre a Agricultura ContratualIncêndios FlorestaisInteligência Computacional e Química de Alimentos. A cerimônia contou com a presença dos autores Regel Antônio Ferrazza, Alexandre Simões Lorenzon, Maria Cristina Martins, Cosme Damião Cruz e Júlio Araújo, além de professores da UFV, servidores técnico-administrativos e estudantes.

A diretora Daniela Alves de Alves ressaltou a relevância dos contínuos trabalhos da Editora mesmo diante do cenário de crise no qual o setor livreiro se encontra, com a sequência de processos de recuperação judicial enfrentados por grandes redes. Esse papel de relevância da instituição também teve destaque nas falas do representante do Conselho Técnico de Pesquisa, Ângelo Adriano Faria de Assis, e do vice-reitor da Universidade, João Carlos Cardoso Galvão, que falaram sobre o comprometimento de toda a equipe da Editora na manutenção da frequência e qualidade dos lançamentos, cumprindo função importante na divulgação do conhecimento científico produzido pela UFV.

O novo formato da cerimônia, adotado desde o lançamento anterior, também foi evidenciado na fala dos participantes, devido ao seu dinamismo e maior interação do público com os autores. Confira mais informações de cada uma das obras lançadas:

– O Guia Jurídico, de Regel Antônio Ferrazza, é uma tradução para o português de um trabalho elaborado pelo Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricultura. A obra é uma referência útil para todos os operadores que praticam a agricultura contratual ou que participam da aplicação de políticas públicas, de pesquisas jurídicas e do aperfeiçoamento de capacidades, contribuindo assim para a criação de um ambiente favorável, equilibrado e sustentável para a agricultura contratual.

– Incêndios Florestais, de Alexandre Simões Lorenzon, Daniel Brianezi, Erlon Barbosa Valdetaro e Maria Cristina Martins, tem por objetivo servir de consulta e material de apoio a professores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do setor florestal e áreas afins, dada a carência de obras técnico-científicas sobre o assunto. O livro diferencia-se por apresentar, além do conteúdo teórico, as experiências de diversos profissionais que atuam na área de incêndios florestais e colaboraram com o trabalho.

– Inteligência Computacional, de Cosme Damião Cruz e Moysés Nascimento, trata da utilização de inteligência computacional na solução de problemas de estudos na área de Genética e Melhoramento. São apresentados aspectos teóricos e exemplos práticos nesta área, em relação a redes neurais artificiais, rede de base radial, mapa auto-organizável e lógica fuzzy. A utilização desse conjunto de técnicas no melhoramento de plantas e animais ainda é recente, porém já existe comprovação de que elas podem ser empregadas de forma a complementar ou substituir as técnicas biométricas tradicionais.

– Química de Alimentos, de Júlio Araújo, em sua sétima edição, traz ao leitor informações básicas a respeito dos diversos componentes dos alimentos e das alterações químicas e físicas que ocorrem durante o processamento, armazenamento e distribuição. Trata-se de um dos poucos livros, em língua portuguesa, que apresentam, de maneira ampla, aprofundada e didática valiosos conhecimentos sobre o assunto.