EDUFPI lança livro sobre a Escravidão no Brasil

WhatsApp Image 2019 07 24 at 11.13.0020190724111413A fecunda trajetória de nossa pesquisa histórica tem possibilitado também cooperações entre pesquisadores de diferentes regiões do país, como é o caso da presente obra que a EDUFPI entrega ao público nacional. Além e reunir jovens e experientes historiadores, a oba possui mérito inegável de inserir-se de maneira definitiva no círculo positivo de novos debates, estudos e pesquisas, fora e dentro do eixo tradicional sul-sudeste, que possuem compromisso com a democratização e consolidação de outros polos de produção e divulgação cientifica no cenário nacional.

De fato “Do Norte ao Sul: escravidão. Brasil, séc. XVI – séc. XIX’’, organizada pelos historiadores Solimar Oliveira Lima e Rodrigo Caetano Silva, é uma produção desafiadora. Conseguiu reunir pesquisadores referenciais em todas as regiões do país e agrega, com rigor cientifico, conhecimento sobre o tema em variadas leituras e aspectos históricos da vida social sob o regime escravista. Aos 130 anos da libertação oficial dos escravizados, a obra denuncia as fragilidades da Lei e da Liberdade, e aponta possibilidades de preservação e reprodução geracional de vidas negras recriadas na diáspora, ainda que sob o julgo da Escravidão.

A EDUFPI assim apoia este novo livro com grandes expectativas. Nossa percepção é a de que, pela sua originalidade e importância, se trata de uma obra referência para estudos futuros sobre o tema. Ao mesmo tempo, ao publica-lo, temos a certeza que a Universidade Federal do Piauí mais uma vez está apostando na divulgação de um saber rigoroso, inventivo de espirito crítico e aberto, principal razão de ser desta editora.