EdUFSCar lança livro que aborda a Filosofia e a Psicanálise de Freud

A EdUFSCar está lançando o livro “Freud – Filosofia e Psicanálise”, organizado por Luis Roberto Manzoni e Ana Carolina Soliva Soria. A obra é fruto de um encontro que ocorreu no Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar, em 2015, em que se discutiram as relações entre Filosofia e Psicanálise nos escritos de metapsicologia de Sigmund Freud.

“Tendo em vista que os conferencistas do encontro de 2015 são renomados pesquisadores na área, julgamos importante apresentar por escrito suas conferências”, explica Soria. Os textos da obra expõem as leituras de alguns dos maiores estudiosos brasileiros acerca da Filosofia e Psicanálise, a partir dos seguintes pontos: cultura, pulsão e princípio de prazer, psicopatologia e realidade psíquica.

Para o livro, foram escolhidos quatro grupos temáticos como pontos de partida para o delineamento das questões que tocam as relações entre Filosofia e Psicanálise: “Civilização: origens e desdobramentos”; “Vida e morte como problema metapsicológico”; “Psicopatologia e metapsicologia”; e “Sonho, fantasia e metapsicologia”. São 13 capítulos que estão distribuídos nessas quatro partes.

“Freud não se designava filósofo, mas sua obra pode ser lida com os mesmos critérios com que se lê as obras dos autores clássicos da história da Filosofia. No livro que estamos lançando, enfatizamos esta perspectiva”, conclui Soria.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da EdUFSCar.