EdUFSCar lança livro que aborda a Química no estudo de materiais

No dia 9 de novembro, será lançado na UFSCar o livro “Aplicações de Química Teórica no Estudo de Materiais: Métodos in silico para nanomateriais”, de autoria de Luiz Carlos Gomide Freitas e Guedmiller Souza de Oliveira, publicado pela EdUFSCar.

Com o avanço das pesquisas experimentais em escala nanoscópica, a interpretação dos resultados via modelos atomísticos é necessária. Portanto, é preciso a utilização

 de 

métodos computacionais para resolver modelos clássicos e/ou quânticos e correlacionar dados atomísticos com as interpretações macroscópicas proporcionadas pelas 

Termodinâmica e Cinética. Nesse contexto, a obra apresenta uma coletânea de pesquisas científicas que utilizam métodos computacionais, modelos clássicos e/ou quânticos para investigar processos físico-químicos em Ciências dos Materiais.

O conteúdo de cada capítulo é apresentado em formato independente e pressupõe o conhecimento prévio de conceitos básicos de Química Teórica necessários para a compreensão de átomos e moléculas. Ao todo, são sete capítulos que abordam desde a dinâmica molecular de Born-Oppenheimer, algoritmos para o método Monte Carlo Quântico, passando por estudo de estrutura de líquidos pelo método ESPR, desenvolvimento de nanodispositivos baseados em biomoléculas, modelagem computacional de líquidos iônicos, estudo computacional de nanotubos e simulação por dinâmica molecular da enzima cruzaína do Trypanosoma Cruzi.

“Os capítulos foram escritos por pesquisadores da área, formulados com redação independente, compondo um amplo espectro de aplicações. É uma pequena amostragem da diversidade e fecundidade alcançadas pela Química Teórica no País”, escreveu Freitas no prefácio da obra.

O lançamento tem início às 18 horas, no restaurante da Associação dos Docentes da UFSCar (ADUFSCar), na área Sul do Campus São Carlos da Universidade. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da EdUFSCar.

Compartilhe: