EdUFSCar lança livros em diversas áreas do conhecimento

Obras abordam estudos da área de Matemática, Educação e Antropologia e já estão disponíveis

A EdUFSCar lançou recentemente livros nas áreas de Matemática, Educação e Antropologia. As obras já estão disponíveis na Livraria da EdUFSCar e também pela Internet (www.editora.ufscar.br). Durante o mês de março, acontecem os lançamentos das obras “Geometria Analítica para todos e atividades com Octave e GeoGebra” e “Japonesidades Multiplicadas: novos estudos sobre a presença japonesa no Brasil”.

O livro “Geometria Analítica para todos e atividades com Octave e GeoGebra” foi escrito pelas professoras Yuriko Yamamoto Baldin e Yolanda Saito Furuya, ambas do Departamento de Matemática da UFSCar. A publicação introduz de forma gradativa, com mais de 330 ilustrações, os conceitos e técnicas de Geometria Analítica dos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas, permitindo um equilíbrio da visão geométrica com o domínio da técnica algébrica. As atividades computacionais com o uso de software livre complementam o livro com um recurso didático atual. O lançamento do livro acontece amanhã, dia 6 de março, na Livraria da EdUFSCar, a partir das 17 horas.

O livro “Japonesidades Multiplicadas: novos estudos sobre a presença japonesa no Brasil”, organizado pelo professor Igor José de Renó Machado do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, reúne um conjunto de informações, embasadas em aparatos teóricos e metodológicos que podem ser aplicadas amplamente aos estudos de etnicidade e resulta em uma contribuição crítica aos Novos Estudos Étnicos da América Latina. O lançamento do livro acontece no dia 20 de março, a partir das 17 horas, na Livraria da EdUFSCar.

Escrito pelas professoras Alessandra Arce, do Departamento de Educação da UFSCar, e Ana Clara Bortoleto Nery, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Unesp de Marília, o livro “Ideias pedagógicas em movimento: produção de saberes na Escola Normal Secundária de São Carlos”, homenageia o centenário da Escola Estadual Álvaro Guião, antiga Escola Normal Superior de São Carlos. O livro é resultado do trabalho realizado por três grupos de pesquisa no interior do acervo da Escola e traz para o leitor um pouco da história da Escola Pública do Estado de São Paulo e do Brasil.
Organizado por Arlindo da Silva Lourenço, doutor em Psicologia Social pela USP, e Elenice Maria Cammarosano Onofre, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, “O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas” examina questões relativas à educação em espaços de privação de liberdade. A obra apresenta os efeitos do aprisionamento, analisa as práticas educativas que ocorrem no interior da prisão, especificamente as referentes à educação e ao trabalho. O livro discute o processo de reinserção social pela educação escolar e a relevância de políticas locais e nacionais de educação de jovens e adultos em privação de liberdade.

As publicações já estão disponíveis e podem ser adquiridas na Livraria EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos, ou pela Internet, em www.editora.ufscar.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail contatos@ufscar.br ou telefone (16) 3351-9621.