EdUFSCar publica livro que aborda canções populares sobre pássaros

EdUFSCar publica livro que aborda canções populares sobre pássaros

Lançamento ocorre no dia 2 de setembro, na Biblioteca Comunitária da Universidade

“Periquito Maracanã” é uma canção que integra o cancioneiro popular nacional e fala sobre o periquito, uma das aves mais comuns do estado de São Paulo que gosta de fazer ninho nas cavidades das árvores e embaixo dos telhados das casas. Essa e outras músicas, acompanhadas por informações sobre os pássaros que inspiraram as composições, estão no livro “No encanto dos passarinhos – canções para cantar, dançar, tocar e brincar…”, de autoria de Ilza Zenker Leme Joly, com ilustrações de Solange Lopes, arranjo e partituras de Lucas Joly e Vinícius Sampaio e publicado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar).

“O livro surgiu, em primeiro lugar, para deixar registrado como eu penso o processo de musicalização de crianças e também para dar uma ideia a outros educadores de como eu pesquisava, preparava e planejava aulas de musicalização infantil, sempre na busca de um repertório que fosse coerente e valorizasse a cultura brasileira”, explica Joly.

Sobre a escolha do tema, a autora conta que já tinha em seu repertório de aulas muitas músicas sobre passarinhos. “Além disso, sempre observei as aves, me encantando com aquelas que habitavam o meu quintal. Da mesma forma, a Solange [ilustradora da obra] observa, alimenta e se encanta com os passarinhos que visitam seu quintal. Pensamos então que seria muito bom compartilhar esse nosso encantamento com crianças e adultos e, quem sabe, ajudar a preservar a natureza”, complementa. Além de Solange Lopes, Lucas Joly e Vinícius Sampaio entraram no projeto para elaborar os arranjos musicais e cada música ganhou um estilo musical diferente (samba, marcha, maxixe, guarânia, rock etc).

Ao todo, o livro traz 12 canções. Cada uma acompanhada por informações sobre a própria música e sobre passarinho tema, uma ilustração e a partitura. Há também sugestões para brincar, cantar e dançar. Junto com o livro vem um CD com as 12 canções gravadas por uma banda formada por vozes, cello, vibrafone, flauta doce, sanfona, bateria, percussão, trompete, sax soprano, sax alto, clarinete, clarone, baixo elétrico, guitarra, violão, surdo e um coral com três crianças. “É um livro para ler, para ver e para ouvir. E é para todos: crianças, seus familiares, jovens e adultos. Temos vários relatos de pessoas mais velhas que se emocionaram ao ouvir as canções porque elas reavivaram suas memórias da infância”, conta Ilza Joly.

O livro “No encanto dos passarinhos – canções para cantar, dançar, tocar e brincar…” será lançado no dia 2 de setembro, às 19h30, na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a palestra “No encanto dos passarinhos: construindo arranjos musicais, cultura e arte”, que vai enfocar o processo de elaboração da obra e terá a presença dos quatro autores. Em seguida, haverá sessão de autógrafos.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da EdUFSCar (www.edufscar.com.br).

Compartilhar