EDUNILA publica obra com práticas inovadoras de ensino do espanhol

EDUNILA publica obra com práticas inovadoras de ensino do espanhol

Propiciar aos estudantes de espanhol a possibilidade de utilizar o idioma na aprendizagem de outros conteúdos curriculares. Essa é a proposta do livro Español en la Universidad: prácticas discursivas, próximo lançamento da Editora Universitária da UNILA (EDUNILA). Escrito por Iván Ulloa Bustinza e Gregorio Pérez de Obanos Romero, ambos professores da UNILA, o livro eletrônico, de distribuição gratuita, é a sétima publicação da editora. O lançamento será no dia 8 de março, às 19h, na sala C 203 da unidade Jardim Universitário.

Capa do livro Español en la Universidad
O livro é destinado a brasileiros e demais acadêmicos não hispanofalantes. Conforme os autores, Español en la Universidadconsiste em um banco de atividades de práticas de espanhol como segunda língua ou como língua adicional voltado a estudantes do ensino superior. Sua criação foi pensada tendo em vista não em oferecer um livro de texto ou um manual, “mas um material complementar e, por isso, adaptável à sua utilização no contexto brasileiro do ensino superior, de acordo com as possibilidades do professor e com as necessidades dos alunos”, escrevem Bustinza e Romero na apresentação da obra. 

Com mais de 180 páginas, o livro oferece aos estudantes a oportunidade de discutir temas relevantes da atualidade, como globalização, fronteira, multiculturalismo e a identidade latino-americana, assim como debater assuntos relativos à própria vida acadêmica, como os da área da medicina, da literatura, das artes plásticas e outros. “Este livro é, portanto, uma abordagem inicial para a possibilidade de articular a aprendizagem da língua espanhola com os conteúdos do ambiente universitário”, explicam os professores.

Dinamismo

Com um projeto gráfico contemporâneo – criado pela programadora visual da EDUNILA, Francieli Padilha – o livro é composto por dez unidades em que o leitor pode manter contato com as mais diversas formas discursivas e variedades linguísticas hispânicas. Para isso, os autores utilizaram artigos acadêmicos, textos de jornais, trechos de biografias, letras de músicas, vídeos – sejam clipes de música, documentários ou cenas de filmes –, poemas e outros textos literários e até mesmo obras de arte. Os recursos só puderam ser disponibilizados ao estudante por ser uma obra eletrônica. Em uma unidade, o aluno pode ler um texto, ouvir uma canção ou assistir a um clipe musical e a um filme cujos temas estão interligados. “Por o livro ser digital, foi possível explorar de forma mais ampla os recursos visuais e de interatividade”, explica Francieli. 

Sétimo livro publicado pela EDUNILA, Español en la Universidad: prácticas discursivas inicia a série de lançamentos da editora em 2019. Além dessa obra, está previsto o lançamento, também em março, de Morar na Barranca – Argentina, Brasil, Paraguai, organizado por Andreia Moassab e Egon Vettorazzi (edição eletrônica e bilíngue). Nos meses seguintes, virão a público Mulheres entre fronteiras – Olhares interdisciplinares desde o Sul, organizado por Silvia Lilian Ferro e Thaíse Vieira Thomé (edição impressa e bilíngue); Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza-aprendizaje de Portugués y Español, organizado por Francisca Paula Soares Maia e Mercedes Causse Cathcart, também eletrônico e bilíngue; e Glossário terminológico da UNILA, de Fidel Pascua Vílchez, eletrônico e com texto em português. 

O novo coordenador da editora universitária, professor Mario Torres, destaca que esses lançamentos mostram a consolidação da EDUNILA no segmento das editoras universitárias. “Com esta nova publicação, avançamos um passo a mais em direção àquilo que queremos que a EDUNILA seja: um reconhecido meio de divulgação da produção acadêmica da Universidade assim como de títulos externos relevantes das diferentes áreas do conhecimento, com destaque para os temas relacionados à América Latina e ao Caribe”, explica. 

“Gostaríamos de ressaltar que se trata de uma obra produzida por professores do Ciclo Comum de Estudos, dada a centralidade que tem este componente curricular no projeto da UNILA”, encerrou. No Ciclo Comum, todos os acadêmicos de graduação da UNILA contam com disciplinas da área de línguas, Português e Espanhol, além de Epistemologia e Metodologia Científica e Fundamentos da América Latina.

Lançamento

Aberto ao público, o lançamento de Español en la Universidad: prácticas discursivas será na sala C 203 da unidade Jardim Universitário, a partir das 19h de 8 de março. O livro estará disponível a partir da mesma data, na página da EDUNILA. Na mesma página, é possível saber mais sobre a editora, conhecer as demais obras e fazer o download dos livros eletrônicos.

Compartilhar