Em tempos de Covid-19, UnB comemora 58 anos com abraço virtual

Comunidade acadêmica está convidada a participar do ato simbólico com declarações de amor à instituição

Na impossibilidade de promover encontro presencial com a comunidade acadêmica, UnB promove Abraço Virtual e estimula demonstrações de carinho no dia de seu aniversário. Na foto, de maio de 2019, comunidade se reúne para abraço simbólico à Biblioteca Central (BCE).

Em 21 de abril, Universidade de Brasília e capital federal fazem aniversário. Fundada dois anos após a cidade, a UnB completa 58 anos e demonstra a consolidação de sua trajetória como referência acadêmica nacional e internacional. Ao longo das décadas de atividade, a instituição registra como legado a constante produção do conhecimento; a ousadia por seu potencial inovador; contribuições científicas diversas e de relevância para a região do Distrito Federal, para o Brasil e para o mundo; o compromisso com a ética; a responsabilidade social e a promoção de uma sociedade mais cidadã e democrática.

As celebrações de mais um ano da Universidade que está no coração de Brasília – como frisa a campanha institucional de 2020 – não poderiam passar em branco. As atuais medidas de isolamento social, adotadas no DF para frear do avanço da disseminação do novo coronavírus, impossibilitam a comunidade acadêmica de se agregar (fisicamente) nos quatro campi para demonstração calorosa do amor pela instituição.

Evitar o contato físico e permanecer em casa são estratégias defendidas por cientistas, como os da UnB, e por autoridades em saúde pública, para minimizar os impactos da pandemia e proteger os cidadãos. Por isso, neste ano, as festividades começam de forma diferente: com um Abraço Virtual à UnB. E se estendem ao longo das próximas duas semanas com outras atividades.

Estudantes, egressos, técnicos administrativos e docentes ativos e aposentados são convidados a participar do ato simbólico com o envio de mensagens de vídeo. Será uma oportunidade para expressar o carinho e relembrar os bons momentos vividos na instituição. As declarações gravadas podem ser encaminhadas até o dia 17 de abril para o e-mail contatounbtv@gmail.com (confira as instruções abaixo).

O Abraço Virtual se concretiza com a publicação dos depoimentos  – compilados em uma série de vídeos –,  nas redes sociais da UnB e da UnBTV e na programação da emissora, a partir do dia 21 de abril. A veiculação se estenderá ao longo da semana do aniversário da Universidade.

A reitora Márcia Abrahão convida toda a comunidade acadêmica a se mobilizar para as celebrações a distância e lembra que o momento pede cautela, mas também união.

“Este ano, as circunstâncias nos impedem de celebrar o aniversário da UnB e da cidade da maneira que havíamos planejado, mas, mesmo assim, precisamos marcar a data, até porque a educação, a ciência e a união das pessoas – mesmo que virtualmente – nunca foram tão necessárias. Celebremos, pois, com afeto, cuidado com a saúde e na esperança de estarmos juntos e comemorarmos em breve”, incentiva a gestora.

Essa é uma das ações da campanha UnB no Coração de Brasília, cujo propósito é ressaltar o vínculo da Universidade com a capital federal, que em 2020 faz 60 anos. O mote tem permeado as ações da UnB e ganha maior projeção em abril, mês que marca os aniversários da instituição e da cidade.

“A UnB é um lugar especial para todos nós, pois reúne o vigor da juventude, a busca pelo conhecimento, a criatividade, o compromisso social, os valores democráticos e a ousadia – elementos que moldam não apenas a nossa vocação institucional, mas também o papel que a Universidade tem em Brasília”, ressalta.

ABRAÇO VIRTUAL – Serão aceitos vídeos de até 20 segundos, realizados com celular na posição horizontal e que possuam boa qualidade de gravação de imagem e som. Na introdução do depoimento, os participantes devem fazer breve apresentação, dizendo nome completo e profissão ou ocupação. Em seguida, respondem à seguinte pergunta: por que a UnB está no meu coração? Ao encerrar a mensagem, podem demonstrar seus sentimentos pela instituição com gesto de coração feito com as mãos.

Algumas dicas podem melhorar a qualidade da filmagem, como a busca de local silencioso e com boa iluminação, além da adoção de fone de celular com microfone para a captação do áudio. O uso de superfície de apoio para o celular também ajuda na obtenção de imagens mais estáveis.