Empresa júnior da UFC cria site de doações para pessoas prejudicadas financeiramente pela pandemia do coronavírus

Empresa júnior da UFC cria site de doações para pessoas prejudicadas financeiramente pela pandemia do coronavírus

As medidas de quarentena e isolamento social resultantes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) geraram impactos negativos na renda de grande parte da população. Por isso a Include Jr, empresa júnior de desenvolvimento de software do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu um site de informações e prevenção ao COVID-19 onde é possível realizar doações para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade econômica ou solicitar ajuda para si mesmo ou terceiros.

No site Corona Info é possível cadastrar-se em uma das três seções: “posso ajudar”, “eu preciso” e “conheço alguém que precisa”. As pessoas inscritas para receber o auxílio ficam listadas no Feed de Ajuda para que interessados possam contatá-las. Para promover segurança entre os usuários, Luís Otávio Caminha, estudante do Curso de Engenharia de Software e desenvolvedor da Include Jr, destaca que os cadastros são analisados manualmente e podem ser excluídos ao menor sinal de suspeição.

O estudante explica que a intenção inicial era criar um site para disponibilizar explicações sobre o vírus, sintomas, formas de prevenção e informações diárias sobre os números de casos confirmados, dados que também estão presentes na página. No entanto, a equipe percebeu que “era possível ir além e criar uma aba para doações”. Ele resume a iniciativa: “em suma nosso site está voltado para isso. Iniciamos o processo de divulgação recentemente e estamos buscando parcerias de doações em troca de divulgação no site”.

O site foi concebido em parceria com a Kadoo Tecnologia, empresa de manutenção, orientação e suporte de equipamentos eletrônicos. “A Kadoo é parceira da Include Jr, juntos estamos desenvolvendo ideias para conseguir fazer algo que ajude nossa população local nesse momento tão difícil”, explica Luís Otávio. A colaboração não tem fins lucrativos.

A Include Jr é formada por estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software do Campus de Russas. Atualmente o grupo é formado por 10 alunos de graduação, sob orientação do Prof. Dmontier Aragão, do Curso de Engenharia de Produção.

Compartilhar