Encontro de reitores debate “Universidade, Sociedade e Futuro”

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), reitor Emmanuel Tourinho, participou do IV Encontro Internacional de Reitores Universia, na Universidade de Salamanca, na Espanha.

De acordo com o reitor Tourinho, o encontro foi uma oportunidade de interação com reitores de diferentes países e de compartilhamento de experiências.

O evento, realizado nos dias 21 e 22 de maio, reuniu mais de 600 reitores e representantes acadêmicos, de 26 países. A quarta edição do encontro dá continuidade às reuniões já realizadas no Rio de Janeiro, em 2014; em Guadalajara, no México, em 2010; e em Sevilha, Espanha, em 2005.

Com o slogan “Universidade, Sociedade e Futuro”, o evento foi oportunidade para os reitores e representantes acadêmicos debaterem questões sobre a educação nos eixos:

  • Formar e aprender em um mundo digital;
  • Pesquisar na Universidade: um paradigma a ser revisado?;
  • Contribuição para o desenvolvimento social e territorial.

Além de Tourinho (UFPA), as universidades brasileiras foram representadas pelos reitores Reinaldo Centoducatte (UFES), Rui Oppermann (UFRGS), Maria José Sena (UFRPE), Anísio Brasileiro (UFPE), Ricardo Fonseca (UFPR), Ângela Paiva (UFRN), Jefferson Fernandes (UFRR), Margareth Melo (UFPB), Marcel Botelho (UFRA), Wanda Hoffmann (UFScar), Paulo Burmann (UFSM), Cleuza Sobral (FURG), Márcia Abrahão (UnB), Soraya Smaili (Unifesp), Luiz Pedro Jutuca (Unirio), Marco Hansen (Unipampa), Sandro Cerveira (UNIFAL-MG), Cláudia Marliére de Lima (UFOP) e Lucia Pellanda (UFCSPA).