Enem 2010 será nos dias 6 e 7 de novembro

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O MEC (Ministério da Educação) está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações, uma vez que a edição 2010 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) está prevista para o dia 7 de novembro.

Nos próximos dias, o Inep, autarquia do MEC responsável pela prova, deve publicar uma nova portaria alterando a data do Enade, exame que avalia o ensino superior.

A expectativa do MEC é de que essa edição tenha 6 milhões de inscritos. No ano passado, o Enem recebeu 4,2 milhões de inscrições — e cerca de 2,5 milhões fizeram a prova. Em 2009, o exame deixou de ser apenas um instrumento de avaliação do ensino para ser utilizado como seleção para 47,9 mil vagas em 51 universidades e institutos federais. Para organizar a seleção por meio do Enem, foi criado o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Sisu

Ainda no primeiro semestre o Sisu terá uma nova rodada de seleção, que utilizará a nota do Enem 2009. As instituições federais que tenham vestibular de meio de ano devem decidir a adesão ao sistema no mês de maio e as inscrições devem ser abertas ainda no mês de junho. O MEC já sinalizou que haverá mudanças na próxima edição.

Karina Yamamoto, UOL Educação