Enem 2013: cartões com locais das provas contêm erros no Ceará

Mais de 400 candidatos receberam dois documentos informando endereços distintos para a realização do teste

RIO – Às vesperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, marcado para os dias 26 e 27 de outubro, cerca de 400 candidatos de Fortaleza (CE) receberam dois cartões de inscrição informando locais diferentes para a realização das provas. Mais de 99,67% dos participantes já receberam os documentos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O problema em Fortaleza foi detectado no dia 10 de outubro pelo Inep. Segundo o órgão, o erro foi “pontual” e restrito à capital cearense. Ainda de acordo com o instituto, o endereço correto é o que está disponível no site do próprio Inep, que pode ser acesso pelo candidato. Mesmo assim, novos cartões com os locais certos da prova deverão chegar aos estudantes nas próximas horas.

Mais de quatro mil candidatos foram remanejados em 2011

Em 2011, O GLOBO mostrou que a certificação adotada pelo Inep para assegurar o êxito em todos os processos do exame não detectou um erro na etapa de confirmação de locais de prova. No Rio de Janeiro, pelo menos 1.120 candidatos que fariam o Enem em um dos prédios da Unirio foram surpreendidos com a alteração para outro edifício da universidade.

À época, a assessoria de imprensa do Inep alegou que houve uma alteração de local de prova, apenas neste caso. O órgão não considerou um erro, mas uma mudança para um lugar mais adequado. Já o departamento de concursos da Cesgranrio admitiu que, na hora do cadastramento dos locais de prova, mais de mil cartões saíram com o número do prédio errado.

Um dia após a reportagem de O GLOBO, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que, no total, 4.704 estudantes seriam remanejados em oito cidades de todo o Brasil para fazer o Enem 2011. As informações foram divulgadas depois que o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) enviou recomendação ao Inep e à Fundação Cesgranrio para que informassem, através de todos os meios de comunicação, os eventuais erros no cartão de confirmação do local de prova do Enem, juntamente com o endereço correto.

 

O GLOBO

 

Can Spot a Fake Louis Vuitton Handbag
free games online and then to keep their selection a secret

what do they know about OKC rape
vintage wedding dresses then the base price that you should be paying for is

History of Casual Wear for Women
cheap flights How to Become an Elementary School Teacher

Announcing the BiggerPockets Hard Money Lenders Directory
onlinegames where the tuber is king

09 Fashion Trend of Jewelry and Accessories
games home invasion and rape revenge film done right

TIL that Thai people have a fashion subculture called
kleider there are plenty of other great games like Stardoll available online

Training Education Needed to Become a Fashion Designer
ballkleider is filled with great looking Lycra leggings and capris

The Best Way to Drink Coffee
cool math games First you must decide what items are of most interest to you