Enem 2013: MEC aumenta em 50% número de corretores de redação

Serão 8,4 mil na prova deste ano contra 5,6 mil no ano passado

BRASÍLIA — O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá 50% a mais de profissionais encarregados de corrigir as redações, em relação ao ano passado. Na edição de 2013, 8.400 profissionais vão corrigir as redações, ante 5.600 em 2012.

Mercadante afirmou também todos os malotes com as provas do Enem serão equipados com chip eletrônico, dispositivo que registra a localização do malote, via GPS, e o horário de abertura do malote. Segundo o ministro, o objetivo é aumentar a segurança do exame. Na edição de 2012, 10 mil malotes já tinham sido fechados com lacres eletrônicos, de um total de 50 mil malotes. Em 2013, todos os 63.340 malotes estarão equipados com o dispositivo.

O número de inscritos no Enem em 2013 foi recorde: 7,1 milhões de pessoas. De acordo com o MEC, a edição deste ano será aplicada em mais 29 municípios de nove estados, num total de 1.661 cidades. No Rio, foi incluído o município de Itaocara.

Mercadante anunciou a criação de uma comissão especialistas, todos doutores com notório saber em avaliação de textos, com a finalidade de orientar os corretores e supervisores.

O número de supervisores também foi ampliado: de 230, no ano passado, para 280. Assim como o número de coordenadores — de 12 para 35.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, lançará na segunda quinzena de agosto o Guia do Participante 2013, com exemplos de redações nota 1.000, que é a pontuação máxima possível. O Enem 2013 será aplicado em 26 e 27 de outubro.

(Demétrio Weber – O Globo)

3 step guide to rolled ring forgings
watch game of thrones online free the caf switched to Castlenova

Fashion Project Launches Boston Charity Fashion Week
free games online For the first three months or so

PR Specialist Careers in Fashion
cheap wedding dresses Where the problem lays here

Learn About the Law in Miami
forever 21 lets get some people in a room and have them tortured and killed

Bill Miller’s Value Trust Fund Runs Into a Tough Market
onlinegames illness commences the fashion industry week

Guide to metro area participating boutiques
jeux Getting your look right will require careful attention to hair

Accurate Control Of A Knuckleboom Truck Will Make Your Job Easier
kleider Talk about the trend to un glam gals

3 Ways to Design Your Own Fashion Shawl
ballkleider It attracts professional buyers from all over the world