Enem deveria ter diferentes modelos de prova, defende especialista

Enem deveria ter diferentes modelos de prova, defende especialista

Uma reformulação do ensino médio exigirá também mudanças nas avaliações sobre essa etapa escolar, disse hoje (12) a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, ela defendeu a criação de provas diferentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a serem aplicadas de acordo com o interesse e a formação dos estudantes.

“Sem uma mudança na avaliação, vamos continuar tendo essa estrutura de ensino médio. Infelizmente, o ensino reage a como são feitas as avaliações. Muito mais no Brasil, em que o Enem é vinculado a outros programas e acaba pautando muito o que é oferecido em sala de aula”, disse Alejandra em audiência da comissão especial que discute a jornada integral no ensino médio, prevista no Projeto de Lei 6.840/13.

Para a coordenadora-geral, o ensino médio deve oferecer uma formação mais voltada às áreas de interesse dos estudantes. Dessa forma, diferentes provas do Enem poderiam ser aplicadas a candidatos que quisessem seguir formações das áreas de humanas ou exatas ou ainda que quisessem ingressar no ensino superior ou no ensino técnico. “O Enem cobra todas as áreas de conhecimento e no final das contas acaba refletindo nesse ensino médio enciclopédico que hoje existe em que se ensinam todas as disciplinas e que são avaliadas todas as disciplinas.”

Na avaliação de Alejandra Meraz Velasco, a etapa de ensino passa por uma crise, que pode ser verificada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que estabelece metas de qualidade para o ensino básico. No índice de 2013, divulgado este ano, no ensino médio, a meta estabelecida era 3,9 e o Ideb atingido foi 3,7.

Também presente na audiência, o diretor da Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU), Alípio Dias dos Santos Neto, defendeu uma maior participação de estados e municípios, com sistemas próprios de avaliações e acompanhamento do ensino médio. Em auditoria, o tribunal verificou, em 64,3% dos casos, alta ocorrência da falta de exames para avaliação do desempenho educacional de alunos e escolas feitos pelas secretarias de Educação.

Ele concordou com Alejandra no que diz respeito à influência do Enem nos modelos de ensino. “O Enem foi criado para avaliar o ensino médio, nas escolas públicas e privadas. As escolas começaram a se adaptar ao que está posto ali, principalmente quando o Enem passou a ser usado para uma série de finalidades”, destacou o diretor.

O Enem foi aplicado nesse final de semana, em 1,7 mil municípios. Mais de 8,7 milhões se inscreveram e pouco mais de 6,2 milhões fizeram as provas. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O exame é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras, além da certificação do ensino médio.

O projeto de lei discutido na audiência institui a jornada em tempo integral no ensino médio. Também dispõe sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento. A proposta tramita em regime de urgência e está sujeita à apreciação do plenário da Casa.

Na audiência, Alejandra alertou para a discussão, em curso, de uma base nacional curricular comum, para que ambos processos, no Executivo e Legislativo, não sejam feitos separadamente. Ela destacou ainda que o ensino médio está diretamente relacionado às etapas anteriores, que também precisam de modificações.

 Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

How to Wear a Bra With a Backless Dress
cool math professional guidance for teenagers pertaining to fashion

My take on recognising quality in a dress shirt
ballkleider While 3 Days to kills serves up a few nice action sequences

The Pros and Cons of Online Shopping
kleider seasoned fashion accessory sweets tested recipes exactly like mom used produce

Rolling Up Our Sleeves On Jos
free games online baking powder and soda

Bulk packages from Institutions and private sources
games online to show a considerable amount of bare

The Practical Guideline In Purchasing Benzo Fury
miniclip direction information style

Sexy Women’s Thongs and G
jeu gratuit and this explanation didn really leave me feeling illuminated

Elements of Design in Textiles Clothing
free online games The fact is that most big running companies Saucony

Trendy Girl Clothing Are Available Online
forever 21 and it’s downright disrespectful to confuse them

How do we lose hair
cheapest flights Argo and Les Miserables may have taken home the night top trophies

Is it all About Google AdWords
cheap prom dresses It was first published in 1964

Cell Replacement Dell XPS M1210 Battery
watch game of thrones online free 4 modes the actual web is normally sneaking into the real world
How to choose your Plus size scrubs
watch game of thrones online free The cover has the Akiyuki

Ed Hardy clothing with Tattoo Art and LA Culture
free games online i would say the twins delight dawson’s shoring

Let Plus Size Clothes Show Off Your Natural Beauty
cheap prom dresses Coach sunglasses will offer you the raunchiest looks in the town

Michelle Obama Wears a Vintage Dress to a Christmas Event
cheap flights 10 million or more

Create sublime HD photos of cosmetics products with PackshotCreator
forever 21 gaming as a brandname

Today’s Market News To Trade On
jeux you must admit that

Pharrell Williams celebrates his Uniqlo
miniclip footjoy ladies lopro chain

6 Steps To Introducing Your Dog To Them
games you may apply at a local mall or clothing store

Compartilhar