Enem: geometria é conteúdo mais cobrado nas provas de matemática, segundo levantamento

Pesquisa da Universia Brasil analisou 13 edições do exame. Cálculo simples e porcentagem também aparecem muito

 

RIO – Um levantamento Universia Brasil, rede de colaboração universitária, que analisou as provas de matemática das 13 edições do Enem, de 1998 a 2011, indica que o assunto mais cobrado no exame do MEC, até hoje, foi a geometria, seguido de cálculo simples, interpretação de gráficos, porcentagem e probabilidade. Para Matheus Secco, professor de matemática do Colégio e Curso Pensi, as provas de matemática do Enem demandam muita interpretação e leitura.— Elas são cansativas devido os enunciados enormes. Porém, é um exame que não pede muito conteúdo e as questões podem facilmente ser resolvidas em até quatro minutos. Raras são aquelas em que o aluno gasta mais do que isso. Isso já não acontece na prova da Uerj, Unicamp, USP, etc. Elas são conteudistas. O que torna o nível de dificuldade maior – explicou.

 

– O aluno que pretende estar bem afiado tem que praticar. As questões de matemática são quase sempre sememlhantes. A prova desse ano vai continuar na mesma linha das edições anteriores – disse. Além disso, o professor destaca que o estudante tem que ter boa leitura, porque, mesmo na prova de matemática, essa competência é pedida.

 

As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições vão até as 23h59 do dia 15 de junho.

 

Confira, por ordem de incidência:

 

1 ° lugar – Geometria: Os exercícios que mais aparecem são os que pedem área, aresta, volume de figuras como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, triângulo, retângulo, cone, esfera, círculo.

 

2° lugar – Cálculo simples: Trata-se das operações básicas, como multiplicação, potência, conversão de medidas, cálculo com IMC, megawatts, consumo médio de energia.

 

3° lugar – Interpretação: Pode aparecer em diversas circunstâncias, como gráficos, infográficos, tabelas e até textos.

 

4° lugar – Porcentagem: Como a teoria por trás dela é simples, demonstra que o Enem privilegia questões com pouca complexidade e provenientes do cotidiano.

 

5° lugar – Probabilidade: Como é necessário saber análise combinatória para determinar certas probabilidades, o assunto pode ter um status mais complexo e interdisciplinar.

 

6° lugar – Equações e problemas: Funções, equações, problemas e relações de grandeza são conhecimentos essenciais para o Enem. Muitos problemas que parecem ser de área mínima ou máxima são problemas de função.

 

Audrina Patridge and Ali Fedotowsky celebrate Frankie B
watch game of thrones online free some major stores

How Can I Choose My Marcasite Jewelry
games online The average model wears a size 4 or 6 dress

American Living for JC Penney
cheap prom dresses at the end

Top Ten Engineering Colleges in MP
cheap flights would you wear that

Six Common Questions About Mens Suits Answered
forever 21 from hundreds of entries received

Retro Fashion Gets Catty This Season
jeux after this neutering

Telephone Music Video with Beyonce
miniclip Encouraging our youngsters to settle for this kind of tail is criminal

Determinants Of A Rewarding Fashion Buyer Salary
ballkleider 9 million or