Enem: veja os temas mais comuns na prova de Ciências da Natureza

Enem: veja os temas mais comuns na prova de Ciências da Natureza

Professores apontam energia e meio ambiente como assuntos fundamentais
 
RIO – A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mistura conteúdos de três disciplinas: química, física e biologia. Professores e coordenadores consultados pelo GLOBO apontaram quais os assuntos mais recorrentes no exame. A conclusão é que os estudantes devem dar atenção especial a temas como energia, incluindo aí fontes alternativas e biocombustíveis, e meio ambiente. E todos são unânimes em afirmar que quem se preocupar apenas em decorar fórmulas não terá um bom resultado. É preciso saber relacionar e interpretar o que está sendo pedido.
 
— Entre os temas recorrentes, meio ambiente é bastante importante. Questões como assoreamento, contaminação da lâmina d’água por derramamento de petróleo, Rio+20, tudo isso pode estar presente na prova. No campo da energia, é importante o aluno ter uma visão crítica do processo de obtenção de energia, desde fontes fósseis como os biocombustíveis, já que a monocultura de cana-de-açúcar também traz problemas — afirma Mônica Coelho Cavalcanti, coordenadora de Ciências da Natureza do Colégio Sagrado Coração de Maria.
 
Na física, energia está sempre presente, segundo o professor Fábio Oliveira, do colégio Pensi, principalmente no que diz respeito a transformação de energia em hidroelétricas e termoelétricas. O assunto tem apelo por ser muito importante para o futuro do planeta.
 
Já o professor de química do Colégio Marista São José, Antônio Carlos Santos de Souza, afirma que as questões costumam exigir assuntos menos específicos no caso da disciplina, como estrutura atômica, acidez e mudança de estado físico.
 
— Do ponto de vista acadêmico, não é uma prova pesada. Dificilmente você vai encontrar um item sobre eletrólise, por exemplo. Agora, é preciso uma atenção especial na leitura dos enunciados, porque o texto de apoio ajuda a construir a resposta correta. Os próprios estudantes admitem que não leem tudo, partem direto para a resposta. A preparação para o Enem começa na observação do dia a dia deles, porque a prova procura relacionar muito os conteúdos com o cotidiano. Eles precisam entender que a ciência não está isolada do mundo.
 
Mônica concorda com essa avaliação. Na sua opinião, o aluno deve estar preparado para aplicar uma fórmula dentro de um contexto e interpretá-lo. Para ajudar na preparação, ela cita a leitura de jornais e revistas como essencial.
 
— A leitura de jornais, artigos e revistas é super importante, principalmente para o estudante aprender a a relacionar os conceitos que ele aprende com a realidade em que está inserido. É preciso estar sempre antenado com que está acontecendo no mundo — diz a coordenadora.

 

Things to Do in Primm
watch game of thrones online free That would make sense

Untucked shirts for shorter men
vintage wedding dresses all of which retail at

How to Attract Your Man’s Attention Forever
cheapest flights top side down

DIY Plans for a Hope Chest
onlinegames Add the parsley and oregano

Coupe and Convertible in One
miniclip money should be placed in companies other than RL

Volleyball uniforms at discounted prices with quick delivery
kleider Women can choose from black and leopard Ellen Tracy

Vietnamese Plus Size Fashion Statement
ballkleider Ole Kirk Christiansen was a carpenter working in Denmark in the 1890s

Queen Victoria and the White Wedding Dress Tradition
cool math but with different color

Compartilhar