Engenharias da UFGD reforçam compromisso com o crescimento do Mato Grosso do Sul

Engenharias da UFGD reforçam compromisso com o crescimento do Mato Grosso do Sul

Agroindústria carece de mão-de-obra especializada e para sanar essa necessidad, a UFGD desenvolve as Engenharias de Alimentos, Produção, Energia e Agrícola

Foi aberta na manhã de ontem (31), a 1ª Semana Acadêmica das Engenharias, no auditório da Unidade 1 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A Semana prossegue com atividades até 4 de setembro e terá palestras e atividades relacionados aos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Energia e Engenharia Agrícola da UFGD.

O evento foi aberto pelo reitor da UFGD Damião Duque de Farias, que destacou a importância das Engenharias para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. “Durante a elaboração do projeto de criação da UFGD, fizemos um diagnóstico e percebemos que entre os grandes entraves da região está a carência de recursos humanos na área de Tecnologia, entre elas a das Engenharias, tanto por profissionais graduados quanto pós-graduados. Sabemos que é um processo de médio a longo prazo, mas esses cursos foram implantados com essa responsabilidade pública. Além disso, temos que sempre nos perguntar como e para quem se dará esse desenvolvimento, mantendo o foco na preocupação com o meio ambiente e buscando beneficiar o conjunto da sociedade, não uma minoria”, disse o reitor.

Ressaltando o compromisso social da UFGD, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis Rita Limberti frisou que as práticas de Extensão contribuem para perceber e direcionar os propósitos das ações e assim alcançar os objetivos almejados, lembrando sempre de considerar o ser humano como a maior engrenagem para isso.

Já a sinergia entre as Engenharias da UFGD foi abordada pelo coordenador de Engenharia de Alimentos Pierre Correa Martins, com um curso contribuindo para o fortalecimento do outro, principalmente para a cadeia produtiva da agroindústria, que predomina em Mato Grosso do Sul. “Chegamos em MS para fazer o Estado crescer e esse evento será um marco na UFGD”, afirmou.

O professor Fábio Barbosa, coordenador de Engenharia de Produção, também falou do papel e da responsabilidade dos estudantes com o crescimento da Grande Dourados, apontando a necessidade de fixar essa mão-de-obra especializada no Estado. O professor ainda lembrou que as Engenharias ainda têm o papel de estar em sintonia com as outras áreas (Saúde, Biológicas e Humanas) para viabilizar a aplicação desses conhecimentos.

O empenho da comissão organizadora para a realização do evento e a necessidade de continuidade da Semana nos anos seguintes foram pontos destacados em todos os discursos.

A mesa de autoridades contou também com a presença do diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (Facet) Wellington Santos, do coordenador de Engenharia de Energia Robson Leal da Silva,  do coordenador de Engenharia Agrícola Guilherme Augusto Biscaro e do , vice-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) Rodrigo Garófallo Garcia.

A 1ª Semana Acadêmica das Engenharias terá palestras no cine-auditório da Unidade I e mini-cursos na Unidade II da UFGD. A programação também prevê mesas redondas e visitas técnicas. O foco das visitas a indústrias, empresas e instituições será o de aproximar os participantes tanto dos processos produtivos, tecnológicos e gerenciais quanto da realidade do mercado de trabalho.

Mais informações
www.ufgd.edu.br/eventos/sae

Compartilhar