Entidades lançam “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br” em defesa da ciência brasileira

Entidades científicas e acadêmicas realizam, nesta quarta-feira (8), o lançamento da “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br” em defesa da ciência brasileira, uma organização da comunidade científica para atuação junto ao Congresso Nacional e legislativos estaduais e municipais. O evento reunirá representantes de todas as sociedades científicas e acadêmicas, bem como de instituições de pesquisa, universidades federais, e outras entidades ligadas à CT&I.

Em nota, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), afirmou que “a situação da C&T no país, em particular depois do contingenciamento recente de 42%, para 2019, nos recursos de investimentos do MCTIC e de 21% no MEC. Estes cortes, se não forem revertidos, colocarão em situação muito difícil o funcionamento das agências de fomento à pesquisa do governo federal – CNPq, FINEP e CAPES -, além dos institutos de pesquisa e universidades, e atingirão de forma intensa a PG”.

Na quinta-feira (9) as entidades irão se reunir com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, durante todo o dia. No período da tarde, a reunião será aberta ao público, no auditório do MCTIC.

Nos dois dias, haverá manifestações em defesa da educação, da ciência, tecnologia e inovação também em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Natal (RN), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Para conhecer a programação completa, acesse aqui.

Compartilhe: