Equipe da Ufal realiza coleta de exames para covid-19 em Arapiraca

Resultados serão avaliados em pesquisa junto à Universidade de Pelotas e ao Ibope

Numa parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Ufal vem realizando testes para identificação da covid-19 em Arapiraca. Intitulada “Evolução da prevalência de infecção por covid-19 no Brasil: estudo de base populacional”, a pesquisa é coordenada pelo pesquisador Pedro Rodrigues Curi Hallal da Escola Superior de Educação Física da UFPel). O objetivo do estudo é que com base nos resultados do exame, aqueles indivíduos que forem positivos poderão receber o manejo adequado para a doença. Os resultados do estudo irão servir para fornecer dados mais precisos sobre o covid-19, traçar estratégias para o combate da pandemia e basear ações e programas de prevenção.

Sob responsabilidade do Ibope, a pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde (MS) está acontecendo em todo o país, e em Alagoas a coleta conta com a participação da Ufal como articuladora junto a Prefeitura de Arapiraca. A pesquisa tem três fases, chamadas de “ondas”, que são os períodos de coleta. A Ufal foi convidada para participar da “2ª onda” (que ocorreu no início de junho) e “3ª onda”, que ocorrerá no fim do mês em data a ser divulgada.

Segundo a enfermeira e professora da Ufal Karol Fireman, os entrevistadores chegavam nas unidades de saúde e nas ruas para a realização da pesquisa nos carros da Ufal, plotados. Isso deu uma sensação de segurança, o que não aconteceu no início da pesquisa. A comunidade viu rostos conhecidos como os agentes comunitários de saúde (ACSs) que estavam sempre prontos a cooperar para o sucesso desta empreitada. “Ocorreu um caso interessante onde no domingo, onde um dos motoristas da Ufal ter sido o interlocutor para a aceitação da comunidade para a realização do teste. Então, isso reflete que desde os efetivos da Ufal aos terceirizados, todos vestem a camisa da solidariedade e se envolvem nas ações humanitárias que a nossa universidade participa”, diz Fireman.

Como enfermeira, a professora Karol atende os pacientes que positivaram, tirando dúvidas e articulando com a secretaria de saúde no que for necessário. “Preciso ressaltar que a parceria da prefeitura com toda a equipe desde a gestão aos ACSs foram essenciais. E que o fluxo dos pacientes está ocorrendo dentro do serviço. Essa parceria, encabeçada pelo reitor Tonholo e a direção do Campus Arapiraca, e professor Arnaldo foram essenciais para o alcance das metas desta etapa e tranquilidade para o desenvolvimento dessa pesquisa em nosso município. A eles, gratidão, por ter tido a oportunidade de contribuir neste momento tão difícil que o mundo passa. Assim, a cada dia fica mais nítido que juntos somos mais fortes. Sigamos, pois semana que vem teremos nossa “3ª onda” que será ainda melhor”, comemora.