Equipe da Ufopa participa de ação em Monte Alegre no combate à Covid-19

Lá foram entregues seis cápsulas de respiração mecânica e outras 35 serão produzidas para outros municípios da região Oeste do Pará

Uma paciente com Covid-19 que está sendo tratada por equipes médicas locais na cidade de Monte Alegre, no Oeste do Pará, onde a Ufopa mantém um campus, teve uma “melhora imediata da saturação”, ou seja, passou a respirar melhor logo após receber uma das cápsulas respiratórias de baixo custo entregues nesta terça-feira, 30 de junho. Essas cápsulas estão sendo produzidas em laboratórios da Universidade Federal do Oeste do Pará, em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e com o Governo do Estado do Pará.

O relato é do professor Roberto Branco Filho (IEG), um dos que estão à frente da produção nos laboratórios da Ufopa. Ele integrou a equipe que foi até Monte Alegre levar os equipamentos. “Ao todo, foram entregues seis cápsulas para o Hospital Municipal de Monte Alegre. Nós fomos convidados para compor a equipe, caso algum ajuste fosse necessário no equipamento”. Ele disse também que a equipe do HRBA, liderada pelo fisioterapeuta Jonas, ministrou treinamento para os profissionais de saúde locais, que já começaram a usar os equipamentos imediatamente.

“Além de Santarém, nós já recebemos pedidos de 12 cidades, dos quais nós já atendemos a sete”, informou o professor. Em Santarém, o trabalho está sendo coordenado junto com a Secretaria Regional de Governo. Branco Filho informou que já receberam cápsulas respiratórias produzidas pela Ufopa, em parceria, as seguintes cidades: Santarém, Prainha, Belterra, Alenquer, Itaituba, Monte Alegre e Óbidos.

“É importante mencionar que esses municípios, para estarem aptos a receber as cápsulas, têm que ter o equipamento BIPAP ou CPAP, no seu hospital, e um fisioterapeuta qualificado. Alguns municípios que estão na nossa lista a gente considera no quantitativo, só que não temos condição de mandar ainda, porque lá não existe o equipamento”, esclareceu o professor. As informações são do Governo do Estado do Pará.

Outros equipamentos também serão entregues a cidades do Pará, informou o professor. “Ainda faltam, portanto, outros seis municípios, que são: Breves, Juruti, Rurópolis, Oriximiná, Trairão e Jacareacanga. Somando todos os pedidos, nós temos 65 unidades solicitadas, das quais 35 já foram entregues. Temos uma boa quantidade em produção, no laboratório da Ufopa. A ideia é continuar produzindo até conseguirmos atender a todos os pedidos”, explicou professor. Ele ressaltou também a parceria do HRBA, da ACES e de empresários para a realização desta ação.

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa