Equipe da UFSM que recupera ventiladores pulmonares busca mais equipamentos para conserto

Desde o início da pandemia de coronavírus, um grupo de pesquisadores da UFSM tem atuado na recuperação de ventiladores pulmonares que estavam estragados e em desuso. A ação, que iniciou com a recuperação de equipamentos de Santa Maria e região, bem como demais municípios com Campi da UFSM, agora se estende por todo o Estado.

No momento, o grupo está em busca de mais equipamentos que possam voltar ao uso. Caso alguma instituição tenha ventilador pulmonar que precise de manutenção ou equipamento antigo/descartado, é só entrar em contato pelo Whats (55) 99169-7407, com prof. Luciano. A equipe da UFSM irá combinar a forma de envio ou a busca destes materiais. Os equipamentos devem ser enviados juntamente com os acessórios disponíveis.

O trabalho será gratuito e, em caso de necessidade de compra de peças, a UFSM buscará doações ou entrará em contato com a instituição proprietária do equipamento para viabilizarmos a compra.

Até o momento, já foram recebidos 31 aparelhos. Destes, 12 foram recuperados, sendo que 5 já entregues, e os demais estão aguardando peças que foram adquiridas para o conserto.

Uma campanha da UFSM em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência busca captar recursos para investir em projetos ou ações de combate ao coronavírus. Conheça e ajude.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor